Exposição organizada pela Escola de Arquitectura da Universidade do Minho/ Laboratório de Paisagens, Património e Território​ (LAB2PT) em parceria com o Museu Alberto Sampaio.

Reúne um conjunto de desenhos de diversos artistas onde o contexto local da paisagem é integrado na representação a partir da observação ou seguindo um processo transformador e recriador. Desse modo, o lugar acessível e quotidiano torna-se específico, por oposição a um espaço genérico, idealizado e sem identidade.

A diferença relativamente a um espaço indefinido afirma-se também pela presença de singularidades locais recorrentes na representação. Da arquitetura e materiais construtivos à vegetação e relevo, passando pela luz, os elementos e relações específicas da paisagem familiar são implicitamente figuras do imaginário do autor, resultando também no reconhecimento do lugar enquanto elemento da identidade da sua própria linguagem.