Um aluno da UMinho pode beneficiar de várias bolsas e prémios escolares em cada ano letivo, o que, em alguns casos, pode ser um apoio imprescindível à continuidade dos estudos.
Estes prémios e bolsas reconhecem a qualidade do desempenho académico dos nossos estudantes e representam um importante apoio à realização de percursos formativos de sucesso.
[+]
50 Bolsas de estudo atribuídas por entidades/empresas
Bolsas de estudo atribuídas por entidades, no valor da propina.
[+]
123 Bolsas de mérito desportivo
Reconhecimento do sucesso desportivo, em campeonatos nacionais, europeus e mundiais, a estudantes com aproveitamento académico.
[+]
15 Bolsas de estudo e mérito em Engenharia Civil
No âmbito de uma parceria entre a Universidade do Minho e empresas parceiras da área da Engenharia, Construção Civil e Obras Públicas, foi criado um Programa de Bolsas de Estudo em Engenharia Civil, de modo a atrair os melhores talentos para estudos em Engenharia Civil.
O programa consiste na atribuição de Bolsas de Estudo aos 15 melhores alunos que ingressem no Curso de Mestrado Integrado em Engenharia Civil nos anos letivos de 2014/2015, 2015/2016 e 2016/2017. A bolsa tem um montante igual ao valor anual das propinas e será mantida durante os 5 anos do curso enquanto o aluno obtiver uma classificação entre os melhores alunos do curso.
Os estudantes selecionados para as bolsas de estudo comprometem se a aceitar uma oferta de estágio remunerado de um ano, após conclusão do curso, pelo mínimo de 2.5 vezes o salário mínimo nacional, caso as empresas parceiras o decidam oferecer.
Bolsas atribuídas aos alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Civil que incluem o pagamento das propinas durante os anos curriculares e um estágio no final do curso.
[+]
178 Bolsas de excelência
Bolsas no valor das propinas atribuída ao melhor aluno de cada ano, de cada curso (com classificação ≥ 16 valores).
[+]
40 Bolsas de estudo por mérito
Para estudantes beneficiários da Ação Social Escolar com aproveitamento excecional (alunos 1º, 2º ciclos, com classificação ≥ 16 valores); 1 bolsa por cada Escola ou Instituto da Universidade.
[+]
5.474 Bolsas de estudo da ação social escolar
Bolsa de estudo para os estudantes com agregados familiares de baixos rendimentos (1º e 2º ciclos).
[+]
104 Fundo social de emergência
Bolsa atribuída a estudantes em situação económico-social difícil (não benificiários da Ação Social Escolar).
A UMinho criou em 2013 o Fundo Social de Emergência (FSE), uma prestação pecuniária atribuída a fundo perdido, isenta de quaisquer taxas, que se destina a colmatar situações pontuais decorrentes de contingências ou dificuldades económico-sociais, com impacto negativo no normal aproveitamento escolar do estudante, e que não possam ser convenientemente resolvidas no âmbito dos apoios previstos pelo sistema de Ação Social para o Ensino Superior.
Ao longo dos últimos anos, e fruto de um envolvimento exemplar do Lions Clube de Braga com esta causa, foram já várias dezenas as empresas que, reconhecendo a importância da educação superior na construção de uma sociedade mais competente, se assumiram como mecenas deste fundo.
[+] Prémios atribuídos no aniversário da Universidade do Minho
11 Caixa Geral de Depósitos
Ser titular de cartão com funções bancárias da Caixa Geral de Depósitos e ser aluno bolseiro dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho tendo obtido a melhor média aritmética, arredondada às décimas, no ano letivo de 2012/2013, sem disciplinas em atraso, do conjunto de cursos afetos a cada uma das unidades orgânicas de ensino e investigação da Universidade do Minho. Premiadas as 11 UOEIs.
1 Câmara Municipal de Braga
Francisco Salgado Zenha
Melhor aluno da Licenciatura em Administração Pública, com classificação final igual ou superior a 15 valores.
José Ferreira Salgado
Melhor aluno da Licenciatura em Direito com a classificação final igualou superior a 15 valores, considerada até as milésimas.
1 Câmara Municipal de Guimarães
Melhor aluno dos cursos de 1º Ciclo lecionados no Pólo de Guimarães.
1 AIMinho Indústria/Empresa
Empresas
Melhor aluno de Cursos de Licenciatura em Economia, Gestão, Relações Internacionais e Negócios Internacionais, com classificação final igual ou superior a 17 valores
Indústria
Melhor aluno de Cursos de Mestrado Integrado/Graduação, no âmbito da Engenharia, com média igual ou superior a 17 valores.
[+] Prémios atribuídos no dia de aniversário das unidades orgânicas
[+] Cátedras
-
Cátedra DST/UMinho em Construção de futuro: automação e modularização
O Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S) destina-se a articular atividades de investigação, formação pós-graduada e ao longo da vida e de difusão do conhecimento em conjunto com empresas, autarquias, associações empresariais e civis, e outras unidades de IDI do Sistema Tecnológico e Científico Nacional. O IB-S dedica-se ao desenvolvimento de investigação científica de elevada qualidade e carácter multidisciplinar destinada à inovação para a sustentabilidade combinada do ambiente humanizado e natural.
Neste âmbito, e decorrente da atividade entretanto desenvolvida, foi instituída a Cátedra dst/IB-S em Construção do futuro: automação e modularização (dst/IB-S Chair in Construction of the future: Automation and modularization), que estará associada à atividade do Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade.
Despacho_RT_20_2017.PDF
-
Cátedra PT-FLAD em Cidades e Governação Inteligentes
A Governação Eletrónica (EGOV), entendida como potenciação das Tecnologias de Informação e Comunicações para a transformação da governação pública, visando uma acrescida eficiência, eficácia, transparência e escrutínio democrático, constitui uma área de investigação multidisciplinar e de enorme impacto na evolução da sociedade e do Estado. Paralelamente, a investigação no âmbito dos novos conceitos de cidades, genericamente agrupados sob a designação de Cidades Inteligentes / Smart Cities vem disponibilizando cada vez mais respostas aos múltiplos desafios e oportunidades criados pelo processo global de urbanização. A Universidade do Minho tem vindo a desempenhar nestas áreas, desde há anos, um papel importante. Em particular, a partir de Maio de 2014, tornou-se a instituição de acolhimento da United Nations University Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance (UNU-EGOV), primeira presença institucional em Portugal da Universidade das Nações Unidas. Simultaneamente, acolheu uma Unidade de Desenvolvimento da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), que se pretende um laboratório para prototipagem de novas soluções e projetos piloto em EGOV. Também no domínio, igualmente multidisciplinar, das Cidades Inteligentes, a Universidade do Minho tem desenvolvido diversas tecnologias de suporte (e.g., na segurança informática, em sistemas ciberfísicos e em big data) e projetado iniciativas piloto.
Neste contexto, é criada, na Universidade do Minho, a Cátedra PT-FLAD em Cidades e Governação Inteligentes (Smart Cities & Smart Governance), promovida conjuntamente pela Portugal Telecom (PT) e pela Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD).