A Universidade do Minho vai lançar no próximo ano letivo, em parceria com universidades da eurorregião, o mestrado em Desafios das Cidades, o mestrado em Direito Transnacional da Empresa e das Tecnologias Digitais e o doutoramento em Matemática e Aplicações. A primeira fase de candidaturas é de 1 a 24 de junho e a segunda fase de 1 a 15 de setembro. Há mais detalhes em www.universidadesemfronteiras.eu.
 
Os cursos resultam do projeto “UNISF – Universidade Sem Fronteiras”, que alia as universidades do Minho (coordenadora), Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro, Corunha, Santiago de Compostela e Vigo, a par da Fundação Centro de Estudos Euro-Regionais (FCEER). O investimento total ronda 1.99 milhões de euros, dos quais 1.49 milhões advêm dos programas comunitários Interreg, POCTEP e FEDER. Os cursos são inovadores pela sua componente cooperativa, transfronteiriça e multidisciplinar.
 
Mestrado em Desafios das Cidades
 
Junta as seis academias parceiras e é lecionado em quatro idiomas (castelhano, português, galego). Tem regime b-learning e três semestres: um para aulas, um para estágio institucional/empresarial e um para a dissertação. Há 36 vagas distribuídas pelas seis academias, 6 das quais na UMinho. Os participantes vão adquirir know-how em seis domínios (património construído, ambiente, ciências sociais e educacionais, tecnologias de informação, governança, economia), suportando ações ligadas à construção de cidades sustentáveis, inteligentes, eficientes, resilientes e inclusivas. Na UMinho, a coordenação cabe ao professor Luís Bragança, da Escola de Engenharia.
 
Mestrado em Direito Transnacional da Empresa e das Tecnologias Digitais
 
Tem três semestres de duração em regime b-learning e 30 vagas, 20 das quais na UMinho. Lançado pelas universidades do Minho e Santiago de Compostela, o curso visa reforçar as competências de licenciados em Direito que queiram exercer uma profissão jurídica a nível internacional, nomeadamente ibérico. A formação foca o direito internacional privado, o direito da UE, o direito português e espanhol e o direito comparado, aliando uma forte vertente aplicada às novas tecnologias. Na UMinho, é coordenado pela professora Anabela Gonçalves, da Escola de Direito.
 
Doutoramento em Matemática e Aplicações
 
Envolve as seis academias, tem três anos de duração, regime diurno e quatro idiomas ao dispor. Há 30 vagas abertas distribuídas pelas seis academias, 5 das quais na UMinho. Os formandos vão desenvolver técnicas, linguagens e ferramentas teóricas/computacionais adequadas para a resolução de problemas. Por outro lado, vão aprofundar a abordagem autónoma de contextos matemáticos, obter competências em modelação inovadora e resolver fenómenos científicos neste âmbito. Na UMinho, a coordenação é da professora Lucile Vandembroucq, da Escola de Ciências.