Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
​​

Doações

Apoiar a nossa Universidade através do envolvimento dos nossos Alumni permitirá ajudar muitos estudantes e promover projetos de investigação e outras iniciativas, reforçando o nosso posicionamento como Universidade de referência a nível nacional e internacional.

Convidamo-lo a fazer parte do grupo de benfeitores e mecenas da UMinho e sentir o impacto dessa ação na nossa sociedade e no mundo.

Todas as contribuições são importantes para o futuro da UMinho, independentemente do seu montante. Todas constituem uma oportunidade de apoiar a sua Universidade.

As doações têm vindo a ser concretizadas de diferentes formas e com diferentes objetivos, por personalidades ou empresas, nomeadamente: donativos financeiros, ofertas de equipamentos, instituição de prémios ou cátedras, apoios sociais e espólios artísticos ou culturais. 
Pela sua grande importância, referem-se as doações seguintes:​

Legado Nogueira da Silva

MNS.jpg
​​NS.jpg

Este legado, feito em Setembro de 1975, permitiu a criação do Museu Nogueira da Silva.

O Comendador António Augusto Nogueira da Silva, originário de uma família bracarense, desenvolveu uma atividade filantrópica que levou o Estado e a Igreja a distingui-lo com várias ordens honoríficas. A dimensão do edifício onde está alojado, da autoria do Arquiteto Rodrigues Lima, o jardim e a situação no centro da cidade, tornaram possível a disponibilização de espaços para atividades culturais complementares ao Museu como a Galeria da Universidade, onde se realizam exposições temporárias; auditórios para conferências e concertos; ou a Fototeca, onde se conservam vários arquivos fotográficos.

http://www.mns.uminho.pt/​


Legado Teresa Salgueiro

CMM.JPG cmm3.jpg
Em 1991, Maria Teresa Cardeal Andrade Martins Salgueiro, possuidora de uma avultada fortuna, não tendo herdeiros legitimários e preocupada com os riscos de dispersão do seu património móvel com valor artístico, decidiu legar à Universidade do Minho uma parte considerável dessa fortuna, com a condição e a finalidade de a Universidade instituir no seu solar de Monção uma Unidade Cultural constituída por uma Casa Museu.



Legado António Simões
ecs.jpg as amc.png

Em 2013, António Simões, Médico português radicado nos Estados Unidos, doou à Universidade do Minho património imobiliário na cidade do Porto, avaliado em mais de um milhão de euros, que permitiu instituir a cátedra com o seu nome, para apoio a atividades de ensino e de investigação da Escola de Ciências da Saúde.

​​​​A UMinho agradece reconhecidamente o inestimável contributo que todos os donativos têm prestado ao crescimento e afirmação da Universidade nos diferentes domínios: do ensino, da investigação ou da cultura.

Contamos com todos para prosseguir a nossa missão. Se pretender saber mais ou fazer uma doação à UMinho, contacte-nos através do formul​​​ár​io de contacto.​

​​