Apoiar a nossa Universidade através do envolvimento dos nossos Alumni permitirá ajudar muitos estudantes e promover projetos de investigação e outras iniciativas, reforçando o nosso posicionamento como Universidade de referência a nível nacional e internacional.
Convidamo-lo a fazer parte do grupo de benfeitores e mecenas da UMinho e sentir o impacto dessa ação na nossa sociedade e no mundo.
Todas as contribuições são importantes para o futuro da UMinho, independentemente do seu montante. Todas constituem uma oportunidade de apoiar a sua Universidade.
As doações têm vindo a ser concretizadas de diferentes formas e com diferentes objetivos, por personalidades ou empresas, nomeadamente: donativos financeiros, ofertas de equipamentos, instituição de prémios ou cátedras, apoios sociais e espólios artísticos ou culturais.
Pela sua grande importância, referem-se as doações seguintes:
Legado Nogueira da Silva
|
|
Este legado, feito em Setembro de 1975, permitiu a criação do Museu Nogueira da Silva.
O Comendador António Augusto Nogueira da Silva, originário de uma família bracarense, desenvolveu uma atividade filantrópica que levou o Estado e a Igreja a distingui-lo com várias ordens honoríficas. A dimensão do edifício onde está alojado, da autoria do Arquiteto Rodrigues Lima, o jardim e a situação no centro da cidade, tornaram possível a disponibilização de espaços para atividades culturais complementares ao Museu como a Galeria da Universidade, onde se realizam exposições temporárias; auditórios para conferências e concertos; ou a Fototeca, onde se conservam vários arquivos fotográficos.
http://www.mns.uminho.pt/
Legado Teresa Salgueiro
|
|
Em 1991, Maria Teresa Cardeal Andrade Martins Salgueiro, possuidora de uma avultada fortuna, não tendo herdeiros legitimários e preocupada com os riscos de dispersão do seu património móvel com valor artístico, decidiu legar à Universidade do Minho uma parte considerável dessa fortuna, com a condição e a finalidade de a Universidade instituir no seu solar de Monção uma Unidade Cultural constituída por uma Casa Museu.
Legado António Simões
|
|
Em 2013, António Simões, Médico português radicado nos Estados Unidos, doou à Universidade do Minho património imobiliário na cidade do Porto, avaliado em mais de um milhão de euros, que permitiu instituir a cátedra com o seu nome, para apoio a atividades de ensino e de investigação da Escola de Ciências da Saúde.
A UMinho agradece reconhecidamente o inestimável contributo que todos os donativos têm prestado ao crescimento e afirmação da Universidade nos diferentes domínios: do ensino, da investigação ou da cultura.
Contamos com todos para prosseguir a nossa missão. Se pretender saber mais ou fazer uma doação à UMinho, contacte-nos através do formulário de contacto.