​A Universidade do Minho comemora a 19 de fevereiro de 2018 o seu 44º aniversário, com uma cerimónia solene pelas 10h30, no salão medieval da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga. O evento conta com as intervenções do reitor Rui Vieira de Castro, do presidente da Associação Académica, Nuno Reis, do presidente do Conselho Geral, Luís Valente de Oliveira.

A cerimónia inclui ainda o tradicional cortejo académico, bem como a entrega do Prémio de Mérito Científico, da Medalha da Universidade aos funcionários mais antigos, dos Prémios Escolares e das Cartas Doutorais. Os momentos musicais previstos estão a cargo do Coro Académico da UMinho e da Camerata - Orquestra de Cordas do Departamento de Música da UMinho.

​O programa comemorativo inclui um concerto especial da Orquestra da UMinho e o Coro de Alunos da Licenciatura em Música da UMinho, com a soprano Marina Pacheco, o barítono Pedro Telles e o maestro Francesco Belli, no dia 18 de fevereiro, às 21h30, na Igreja de S. Francisco (Guimarães), e na noite seguinte, à mesma hora, no salão medieval da Reitoria da UMinho. O reportório inclui as obras "The Planets, op. 32", de Gustav Holst, e "Te Deum, op. 103", de Antonín Dvorák.
+Info: facebook.com/events/161515904633675​