Ignorar Comandos do Friso

Paulo Novais, o rosto da Inteligência Artificial

​Alumnus doutorado em Informática pela UMinho, Paulo Novais trabalha na área da Inteligência Artificial desde 1992 e em 28 anos foi testemunha de grandes progressos neste âmbito. O antigo presidente da Associação Portuguesa de Inteligência artificial é professor catedrático na UMinho e também Juiz da Irmandade de S. Torcato.

domingo, 30 de agosto 2020

Árvores de interesse público concentradas em Lisboa

​O interesse público do país situa-se em Lisboa e não em regiões com maior densidade e diversidade florestal. Este desequilíbrio geográfico pode dever-se a questões culturais, económicas ou de viés dos técnicos florestais, segundo uma investigação de Paulo Reis Mourão, alumnus e professor da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

terça-feira, 04 de agosto 2020

Optometrista doutorado pela UMinho é cientista na Johnson & Johnson Vision

​Com dez anos de experiência como optometrista, Miguel Faria Ribeiro decidiu regressar aos bancos da UMinho, inscrevendo-se no mestrado em Optometria Avançada. O “bichinho da investigação” surgiu nessa altura com a publicação do primeiro artigo científico e a realização do doutoramento na área.

domingo, 02 de agosto 2020

“Só trabalho com o CR7 das malhas”

​Honorato Sousa é o mais velho do quarteto de filhos de Jorge e Alice Sousa, que fundaram a Carjor ainda antes de se terem dedicado ao crescimento da família. Andou desde sempre dentro da fábrica e mesmo que o pai quisesse vê-lo médico, prevaleceu o instinto de engenheiro. O alumnus de Engenharia de Produção tem 51 anos e é CEO da Carjor.

quinta-feira, 30 de julho 2020

Equipa liderada por alumni da UMinho utiliza estímulos acústicos para ajudar doentes com Parkinson

O projeto luso-espanhol “TECA-PARK - Tecnologias de capacitação acústica para a assistência, monitorização e reabilitação de pacientes com doença de Parkinson” é liderado em Portugal por Pedro Arezes e Nélson Costa, do Centro Algoritmi da UMinho.

quinta-feira, 30 de julho 2020

De Braga para Dresden, onde é cientista da Fraunhofer

Licenciada em Química Aplicada pela UMinho, Marisa Rio vive em Dresden, Alemanha, onde é cientista na Fraunhofer Portugal Research, que faz parte da Fraunhofer-Gesellschaft, um dos maiores do género na Europa. Por lá faz investigação na área dos sensores para a deteção de substâncias vestigiais em líquidos como a água e o leite

segunda-feira, 27 de julho 2020

Criada em Portugal a primeira máscara que inativa novo coronavírus

​A primeira máscara têxtil e reutilizável com capacidade comprovada para inativar o novo coronavírus, responsável pela covid-19, foi criada em Portugal, num projeto de cooperação entre a UMinho, a Adalberto – liderado pelo alumnus Mário Jorge Machado, o grupo Sonae Fashion, o IMM e o CITEVE.

sábado, 25 de julho 2020

Quem é Lídia Brás Dias?

Nascida em Vila Nova de Famalicão em 28 de novembro de 1975, Lídia Dias é licenciada em Educação de Infância pela UMinho e com uma pós-graduação em Supervisão e Pedagogia da Infância pela mesma Universidade. É vereadora da Educação e da Cultura da Câmara Municipal de Braga

sexta-feira, 24 de julho 2020

Entrevista a Filipe Soutinho, diretor-geral da TecMinho

A TecMinho, interface que liga a Universidade do Minho ao tecido empresarial, está a assinalar 30 anos de existência. Nesta edição do programa “Largo do Toural”, da Rádio Santiago, o convidado é o diretor-geral da TecMinho, Filipe Soutinho, licenciado e doutorado em Engenharia Têxtil pela Escola de Engenharia da UMinho.

sexta-feira, 24 de julho 2020