Ignorar Comandos do Friso

Catarina Silva e Juliana Ramalho lançam álbum “Embalo das Marés”

​Constituído pelas duas alumnae de Ciências de Comunicação, o grupo “Maria Quê” lançou recentemente o seu primeiro álbum intitulado “Embalo das Marés”. Neste trabalho reinterpretam músicas tradicionais de embalar nascidas em vários cantos do mundo.

segunda-feira, 25 de maio 2020

UMinho na rota do futuro do ensino superior “pós-Covid”

​Sessão “Skills 4 pós-Covid”, promovida pela DGES, com apoio da UMinho, realiza-se a 26 de maio, em Guimarães. Entre os oradores estão os alumni António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, e Mário Jorge Machado, CEO da Estamparia Adalberto.

segunda-feira, 25 de maio 2020

CeNTI cria viseira com propriedades antivírica e anti-embaciamento

​Para ajudar no combate à Covid-19, o CeNTI está a desenvolver uma viseira de protecção individual, reutilizável e inovadora, com propriedades antíviricas e anti-embaciamento. No comando das operações está João Gomes, alumnus licenciado em Física pela UMinho.

domingo, 24 de maio 2020

Joaquim Freitas, o escuteiro de alma cheia

O alumnus licenciado em Educação é agora membro do Comité Europeu do Escutismo eleito com o maior número de votos entre dez candidatos de outros tantos países. Joaquim Freitas já presidiu à assembleia geral do Conselho Nacional de Juventude em representação do Corpo Nacional de Escutas.

domingo, 24 de maio 2020

Assunção Flores coordena grupo de interesse de uma das maiores associações de investigação em educação do mundo

​A alumna de Ensino de Português-Francês pela UMinho e investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança da UMinho foi eleita chair da “SIG Research on Teacher Induction”, da American Educational Research Association (AERA).

sexta-feira, 22 de maio 2020

José González-Méijome lidera estudo europeu sobre o impacto do Covid-19 no ensino da Optometria

​O alumnus doutorado em Optometria e Ciências da Visão pela UMinho assume a coordenação deste projeto na qualidade de presidente do Comité Educacional da Academia Europeia de Optometria e Ótica.

sexta-feira, 22 de maio 2020

IOTech está a desenvolver um sistema inteligente de apoio à decisão clínica

​Liderada pelo alumnus e professor da Escola de Engenharia da UMinho Filipe Portela, a tecnológica sediada em Braga está a trabalhar no desenvolvimento de uma plataforma inteligente que auxilia os clínicos e gestores hospitalares na tomada de decisões.

quinta-feira, 21 de maio 2020

Sérgio Guimarães de Sousa lança obra ‘Crime e Castigo em Camilo Castelo Branco’

​Este é o tema do volume 13 da coleção “Estudos Camilianos”, que acaba de ser apresentado. Foi coorganizado por Sérgio Guimarães de Sousa, alumnus da UMinho licenciado em Ensino de Português e Francês e doutorado em Ciências da Literatura.

quarta-feira, 20 de maio 2020

Felisbela Lopes participa na conversa "A ciência e a desinformação em tempo de crise"

​A ex-aluna de Comunicação Social e docente do Instituto de Ciências Sociais da UMinho fala hoje à noite sobre ciência e desinformação em tempo de crise. Esta iniciativa é organizada pela Escola de Medicina da UMinho.

quarta-feira, 20 de maio 2020