Ignorar Comandos do Friso

Automaise quer ajudar as empresas na automatização dos processos

Empresa tecnológica criada por Ernesto Pedrosa (foto) e Carlos Oliveira, antigos estudantes de Engenharia de Sistemas e Informática da UMinho, recebeu há um ano meio milhão de euros de investimento da Bright Pixel e Armilar Venture Partners. A Automaise está incubada na Startup Braga.

quarta-feira, 21 de outubro 2020

Tiago Oliveira ganha bolsa para estudar ansiedade e stress

O alumnus da Escola de Medicina da UMinho acaba de obter um financiamento de 60 mil euros para desenvolver novas metodologias da avaliação da estrutura e da função do hipocampo e perceber o seu papel no contexto de ansiedade e stress crónico. A bolsa foi atribuída pela Brain & Behavior Research Foundation.

terça-feira, 20 de outubro 2020

Já há um manual sobre o quadro institucional da UE

"Instituições, órgãos e organismos da União Europeia" tem mais de 500 páginas, 67 autores e é a primeira obra em português sobre o complexo quadro organizacional da UE. A coordenação cabe às alumnae Joana Covelo de Abreu, do Centro de Investigação em Justiça e Governação da Universidade do Minho, e a Liliana Reis, do Instituto Português de Relações Internacionais.

sexta-feira, 16 de outubro 2020

José González-Méijome vence Prémio Investigação em Optometria

O docente e alumnus da Escola de Ciências da UMinho acaba de vencer a categoria de Investigação da primeira edição dos Prémios Essilor: Excelência da Óptica. A cerimónia decorreu este mês, numa iniciativa do Correio da Manhã, do Jornal de Negócios e da Intercampus GFK, em parceria com a Associação Nacional dos Ópticos.

quinta-feira, 15 de outubro 2020

António Cunha é o novo presidente da CCDR-N

O alumnus da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e antigo reitor acaba de ser eleito para assumir a presidência da CCDR-N - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. António Cunha foi eleito para um mandato de cinco anos.

quarta-feira, 14 de outubro 2020

Susana Sousa investiga cancro no Reino Unido

Natural de Guimarães, a alumna de Biologia Aplicada mudou-se em 2014 para Manchester, onde concluiu o doutoramento com uma investigação ligada ao cancro. Susana Sousa trabalha há dois anos como cientista no Institute of Cancer Research, em Londres. Gosta de ouvir os Queen, de ver séries e é adepta do Vitória Sport Clube.

terça-feira, 13 de outubro 2020

Hélder Cação recriou novo modelo da mítica Famel Zundapp

​O alumnus licenciado em Design de Produto pela Universidade do Minho e fundador do estúdio 812 Creative Design, sediado em Guimarães, recriou um novo modelo da Famel Zundapp, a motorizada que dominou as vendas em Portugal durante os anos 70 e 80 do século passado.

sábado, 10 de outubro 2020

Susana Catarino desenvolve dispositivo que usa a luz para detetar a malária

A alumna formada em Engenharia Biomédica lidera atualmente o projeto MalariaChip. Uma investigação realizada no CMEMS - Center for Microelectromechanical Systems da UMinho, em parceria com o ICVS – Instituto de Ciências da Vida e da Saúde da UMinho , que promete avanços no diagnóstico da malária.

sexta-feira, 09 de outubro 2020

Nutrium quer aproximar nutricionistas e pacientes

​A Nutrium é uma plataforma inovadora que liga nutricionistas e pacientes – a qualquer momento e a partir de qualquer telemóvel. Foi criada em 2015 por André Santos, Diogo Alves, Pedro Carneiro e Pedro Maia, então estudantes de Informática da Escola de Engenharia da UMinho. Hoje está presente em 45 países. Espanha, Portugal, França e EUA são os principais mercados.

quarta-feira, 07 de outubro 2020