Exposição “New York Perceptions”, do ilustrador Vasco Mourão, ex-aluno da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, patente em dezembro de 2014 na galeria "The Invisible Dog", em Brooklyn, Nova Iorque (EUA). Mostra inserida na exposição principal “Wonderland”, com obras de 17 artistas, como Rachel Barrett, Jon Burgerman, Halsey Chait, Oliver Jeffers, You Jung Byun e Mac Premo.

Trabalhos de Paulo Mourão constituídos por oito ilustrações sobre a cidade mais populosa dos EUA. “Desenhei edifícios e outros elementos urbanos, com base na minha memória e referências visuais aleatórias. É uma versão destorcida e muito pessoal de Nova Iorque. Expor cá este conjunto de imagens faz todo o sentido, pois interessa-me mostrar aos habitantes nova-iorquinos as minhas perceções sobre este ambiente urbano especifico para que eles possam comparar”, justificou.

O antigo estudante lançou-se para o mundo da ilustração em 2009 com um estilo miniaturista, convertendo pequenos elementos arquitetónicos em gigantes e detalhadas estruturas ondulantes. “Esboço cidades, a caneta preta, devido à minha formação em Arquitetura, onde percebi o desenho como ferramenta e forma de pensar. Se tivesse estudado jardinagem, provavelmente desenharia flores”, realçou.

Vasco Mourão trabalhou em ateliers de arquitetura em Portugal e Espanha. Como ilustrador, desenvolveu projetos para “Domus Magazine”, “Established&Sons”, “LeCool”, “Gestalten”, “Washington Post” e “Armazém do Chá”, além de obras para várias coleções privadas. Em 2012 foi convidado a publicar trabalhos na prestigiada “The New Yorker”, onde continua a colaborar. Um dos seus desenhos foi selecionado para a campanha oficial do The New Yorker Festival. Vasco Mourão é, ainda, o principal dinamizador do CreativeMornings Barcelona, um ciclo de palestras ao pequeno-almoço gratuitas para criativos. O site do arquiteto transformado em ilustrador é mistermourao.com e o email é hello@mistermourao.com.

Site da exposição: