​Ao longo das últimas quatro décadas, o Instituto de Educação tem contribuído, pela sua reflexão e pelo seu agir, para a promoção da cidadania democrática e para o desenvolvimento e bem-estar dos indivíduos, grupos, organizações e sociedade. Neste ano de 2015, celebramos os 40 anos de história e vida da Educação na Universidade do Minho, com sentido de futuro, pensando o lugar da Educação na encruzilhada dos novos desafios potenciados por uma sociedade em mudança.

O calendário comemorativo arranca no dia 30 de março às 18h no auditório multimédia do Instituto de Educação. A primeira conferência conta com a presença de António Sampaio da Nóvoa, da Universidade de Lisboa, que apresenta a temática "QUEM SOMOS? DONDE VIMOS? PARA ONDE VAMOS?"

A 15 de abril teremos a presença de Alan Prout da Universidade de Leeds (Reino Unido), que profere uma conferência intitulada "WHY CHILDHOOD".

No dia 28 de maio Maria Alice Nogueira (Universidade Federal de Minas Gerais - Brasil) e João Teixeira Lopes (Universidade do Porto) convergem para a apresentação da conferência "DIÁLOGO LUSO-BRASILEIRO SOBRE EXCELÊNCIA ESCOLAR".

Na programação do primeiro semestre, a 29 de junho realiza-se a conferência "EDUCAÇÃO NO SÉC XXI: DESAFIOS E PROPOSTAS", proferida por Manuela Silva (Universidade de Lisboa).

O quadro desta efeméride contempla ainda a realização de mais duas conferências. No dia 1 de outubro a conferência que assinala 2015 - Ano Europeu para o Desenvolvimento, com o título "COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E OS DESAFIOS DA AGENDA PÓS-2015", com a presença de Ana Paula Fernandes, Conselheira de Portugal junto da OCDE, Delegada ao Comité de Ajuda Pública ao Desenvolvimento.

A 10 de dezembro, dia do Instituto de Educação, destaque para a presença de Augusto Santos Silva (Universidade do Porto) que vai apresentar o tema "O FUTURO DA EDUCAÇÃO: POLÍTICA, PROFISSÃO E ORGANIZAÇÃO".

No âmbito das comemorações, merecem, igualmente, lugar de destaque as três exposições temáticas que terão lugar ao longo do ano no Instituto de Educação:
Memória da Tecnologia Educativa.
40 anos de Educação na Universidade do Minho.
Olhar dos livros sobre a Educação na Universidade do Minho.

Para além dos aspetos supramencionados, está previsto o lançamento do Livro 40 anos de Educação na Universidade do Minho, que recolherá os contributos, as linhas de força e as análises daquilo que foram as últimas quatro décadas no domínio da Educação, e o olhar para o futuro que este domínio científico e profissional inevitavelmente propõe enquanto elemento pertencente ao agir humano.

Estão igualmente previstas um conjunto alargado de outras atividades, organizadas no âmbito dos departamentos, centros de investigação, núcleos de estudantes, núcleos do Instituto de Educação (Núcleo de Educação para os Direitos Humanos, Núcleo NORTE.IE e Núcleo de Estudos e Inovação da Pedagogia no IE) e do Centro de Recursos para a Cooperação e Desenvolvimento (CRCD) as quais irão decorrer ao longo do ano.