​"Literaturas em Trânsito/Literatures in Transit" - Ciclo de Seminários Ciências da Literatura 2014/2015, organizado pelo Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM), sob coordenação do professor Orlando Grossegesse.

Iniciativa com sessões mensais de entrada livre, no auditório do ILCH - Instituto de Letras e Ciências Humanas (salvo a exceção indicada), na continuidade da tradição dos Itinerários Comparatistas de 2012/13 e da Linha Temática de Literatura (antes chamada linha de ação Ciências da Literatura) do CEHUM, contemplando as várias áreas científicas do programa doutoral Modernidades Comparadas: Artes, Literaturas e Culturas.

- 15 de janeiro  de 2015, 11h00 | Auditório do ILCH
Ana Carvalho e Daniel Tavares (ambos do CEHUM): "On Ruins and Phantom Limbs: the Queer Body as a Map" + "Ler o que nunca foi escrito: a poesia de Herberto Helder como Atlas"

- 5 de fevereiro de 2015, 11h00 | Auditório do ILCH
Andréia Guerini (Universidade Federal de Santa Catarina): "A tradução em movimento: o Zibaldone di Pensieri, de Giacomo Leopardi, em português"