António Cândido de Oliveira, professor catedrático jubilado da Escola de Direito da Universidade do Minho, lança, hoje, a publicação "Manual de Cidadania". 

"A República de Abril ofereceu as liberdades, mas esqueceu-se de formar cidadãos". É com esta citação de 2016 do Presidente Ramalho Eanes, que Vital Moreira, Comissário das Comemorações dos 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 40 Anos da Adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos, abre o prefácio do "Manual de Cidadania", uma publicação de António Cândido de Oliveira comentada e ilustrada por Aníbal Fernandes, colaborador diário do JN (“Elias, o sem abrigo”). 

O "Manual de Cidadania" pretende «contribuir para a formação dos cidadãos, abordando ao longo de cem páginas ilustradas, em brevíssimos capítulos, temas como Estado, Estado de Direito, Democracia, Separação de Poderes, Política, Economia, Partidos, Oposição, Meios de Comunicação Social e outros». 

Esta publicação, de fácil leitura, está à venda a partir de hoje, dia 4 de dezembro, data em que é apresentada pelo comissário professor Vital Moreira, pelas 14h30, no Salão Nobre da Universidade Lusófona no Porto​.

António Cândido Macedo de Oliveira é doutor em Administração Pública e Agregado em Ciências Jurídico-Públicas pela Universidade do Minho.