A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna distinguiu Jorge Cotter com o Prémio Nacional de Medicina Interna 2023. A cerimónia aconteceu, a 4 de maio de 2023, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, onde esteve o ministro da Saúde, Manuel Pizarro.
 
O vimaranense de 66 anos acumula mais uma distinção, depois de ter recebido, em 2005, das mãos de Jorge Sampaio, Presidente da República, a Grã-Cruz da Ordem do Mérito.
 
Jorge Cotter nasceu em Guimarães no ano de 1956. Em 1979 concluiu o curso de Medicina na Universidade do Porto e formou-se como especialista em Medicina Interna, no Hospital S. João do Porto, com a nota mais alta até à data, 20 valores. Foi na Universidade do Minho que decidiu prosseguir os estudos com um doutoramento em Ciências da Saúde - Medicina Clínica.
 
Jorge Cotter ingressou como médico assistente no Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, em 1989, tendo sido nomeado chefe do serviço de Medicina Interna na década seguinte e passado a diretor em 2004. É também professor convidado da Escola de Medicina da UMinho.