A Young Minho Enterprise organizou nos passados dias 3 e 4 de junho, na Universidade do Minho, o II Junior Entrepreneurs National Congress, um congresso nacional que reuniu cerca de 250 jovens empresários de universidades de todo o país.

Sediada na Escola de Economia e Gestão (EEG) da UMinho, a Young Minho Enterprise é uma Júnior Empresa formada e gerida exclusivamente por estudantes universitários que tem como principal objetivo ser o elo de ligação entre o mercado de trabalho e os estudantes, estimulando de forma progressiva o seu desenvolvimento e formação.

Contando com o apoio da Câmara Municipal de Braga, da EEG, da Associação Académica da UMinho e da Junior Enterprises Portugal (federação nacional de Júnior Empresas), o congresso nacional contou, ao longo de dois dias, com a presença de 26 empresas parceiras e de 12 oradores convidados, incluindo o pró-reitor da UMinho para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais, Guilherme Pereira.

O evento ficou marcado por momentos formativos e de Assembleia Geral, onde foram discutidos e apresentados os resultados alcançados pela federação nacional ao longo do mandato 2022/2023 e se concretizou a adição de uma nova Júnior Empresa ao Movimento Júnior Português. O congresso culminou com a tomada de posse dos novos órgãos sociais da Junior Enterprises Portugal, para o mandato 2023/2024.

A par do conjunto de momentos de discussão, não se descurou a vertente recreativa, tendo sido organizado um jantar, no dia 3 de junho, em parceria com a Mesa na Praça, entidade que gere a zona de restauração do mercado Municipal de Braga. Enquanto desfrutavam de um espetáculo de música no espaço exterior do Mercado, todos os participantes puderam aproveitar a oferta dos demais estabelecimentos que aderiram ao evento.

Por fim, no âmbito da Responsabilidade Social, foi concedido aos participantes acesso gratuito aos Transportes Urbanos de Braga e todo o desperdício alimentar gerado ao longo do evento foi doado à associação Virar a Página.

O evento fechou um ciclo daquela que é a maior plataforma de desenvolvimento estudantil em Portugal e deu início a uma nova fase igualmente muito promissora para o futuro da network.