Nascido em Braga há 36 anos, André Zhou fala com sotaque do Norte e torce pelo Futebol Clube do Porto. É filho da primeira geração de imigrantes chineses radicada em Portugal.

Depois de se licenciar em Economia na Universidade do Minho foi para Xangai estudar língua chinesa. Gostou tanto que decidiu ficar.

O Viva! abriu as suas portas em 2014, tendo recentemente triplicado o espaço para 270 metros quadrados. Foi distinguido este mês pela That’s Shanghai, revista local em língua inglesa popular entre a comunidade de expatriados, com o prémio de melhor “brunch”.

A publicação destacou o menu de domingo, composto por frango piri-piri na grelha, costeletinhas de porco ibérico e chouriço assado. “Num verdadeiro estilo português, a proteína ocupa um espaço central nas refeições de fim de semana”, descreveu a That’s Shanghai. “Mas, além de partilhar a cozinha portuguesa com os clientes, [André] apresenta a cultura e o ‘design’, a História e os sabores – e, claro, a célebre hospitalidade – para trazer a verdadeira essência de Portugal para Xangai”, lê-se.

O menu do Viva!, escolhido por Paulo Quaresma, ‘chef’ e consultor português radicado na China desde 2010, inclui ainda amêijoas à bulhão Pato, bacalhau à Brás, feijoada de polvo, arroz de pato ou francesinha, servida com ovo e batata frita e regada no molho especial, fiel à versão ‘tripeira’. A sapateira também sai bem. A lista de sobremesas inclui serradura e mousses de chocolate ou de manga.