A alumna da Universidade do Minho, Laurinda Leite, tomou posse como vice-reitora da instituição, assumindo uma pasta “estruturante e de muita responsabilidade” na academia minhota, a Educação.

A cerimónia contou com casa cheia para presenciar o primeiro acto público de Laurinda Leite nas suas novas funções de liderança de uma pelouro que caracteriza como sendo do “desassossego".
“Este é um pelouro sem monotonia, onde a legislação, a sociedade e as necessidades mudam e onde temos de saber responder e antecipar algumas dessas necessidades e tomar iniciativas que permitam dar resposta às questões que surgem”, frisou a nova vice-reitora. Laurinda Leite deu conta da necessidade de "reestruturar cursos, dinamizar o ensino à distância e adequar a formação de 1 º ciclo à crescente diversidade de interesse”, não esquecendo a lógica da importância da captação de estudantes de outras universidades para mestrados na UMinho, assim como a de atração dos melhores estudantes a nível internacional para doutoramentos na UMinho.
No seu discurso, a nova vice-reitor da UMinho – 1ª aluna inscrita na licenciatura de Física e Química da Universidade do Minho - assumiu ter estado “permanentemente envolvida em processos, não só de criação e avaliação de cursos, mas também da reestruturação dos mesmos”.

Na cerimónia, o reitor Rui Vieira de Castro, aproveitou para reafirmar a prioridade estratégica de uma “educação superior de elevada qualidade”, lembrando a centralidade conferida a esta área no contexto da Universidade do Minho. Identificou na nova vice-reitora uma “elevada capacidade de trabalho, uma forte e intensa dedicação e o rigor extremo” como sendo fatores determinantes para a escolha de Laurinda Leite para o cargo. “É uma pessoa com um conhecimento profundo sobre a educação universitária”, explicou.
No seu discurso, o reitor apontou ainda o trabalho revelante que a vice-reitora terá na coordenação da comissão pedagógica do Senado Académico, ao nível da análise, diagnóstico e prospetiva da oferta educativa da Universidade do Minho.

Laurinda Leite, professora catedrática do Instituto de Educação, licenciou-se em Ensino de Física e Química na UMinho, fez mestrado em Educação em Ciências e doutorouse em Ciências da Educação - Metodologia do Ensino das Ciências na UMinho.

Perfil:

Nasceu em Fafe, em 1960. Licenciou-se em Ensino de Física e Química, pela Universidade do Minho, em 1983.
Concluiu o Mestrado em Educação em Ciências, no Instituto de Educação da Universidade de Londres, em 1986.
Terminou o Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Metodologia do ensino das Ciências, na Universidade do Minho, em 1994.
Fez provas de Agregação em Educação em Ciências, na Universidade do Minho, em 2003.
É Professora Catedrática do Instituto de Educação da Universidade do Minho, desde 2004, e investigadora integrada do Centro de Investigação em Educação.

Foi membro do Conselho Geral, do Senado, do Conselho Académico e da Comissão de Ética da Universidade do Minho, Vice-Presidente de Escola e Diretora de Departamento, Presidente de Conselho Pedagógico, Diretora de Curso de Licenciatura e de Mestrado e Coordenadora de especialidade de Doutoramento. Coordenou o desenho e a implementação dos Mestrados em Ensino, na Universidade do Minho, e envolveu-se ativamente na criação de cursos de Ensino a Distância nesta Universidade, bem como na dinamização de ações de formação contínua.
Coordenou o curso “Online Teaching and Learning & Professional Development of Teachers in the Republic of the Maldives”, financiado pela UNICEF-Maldivas. A convite da FCG, coordena o Projeto de Reforma Curricular do Ensino Básico da Guiné-Bissau, financiado pela FCG, pela UNICEF e pelo Banco Mundial.
Foi Diretora do Centro de Investigação em Educação e coordenadora de Grupo de Investigação e de projetos externamente financiados. Os seus interesses de investigação centram-se na área da Educação em Ciências para a Sustentabilidade, incluindo a formação de professores de ciências e os recursos didáticos.
Foi membro da Comissão Instaladora da Sociedade Portuguesa de Educação em Ciências (APEduC). Atualmente, é presidente da Mesa da Assembleia Geral da APEduC, membro das sociedades portuguesas de Física, de Química e de Ciências da Educação e, ainda, membro da Association for Teacher Education in Europe.​​

​Fotografias: Nuno Gonçalves / Daniel Vieira da Silva