É alumnus, professor de Medicina na Universidade do Minho, coordenador de um centro de excelência no Hospital de Guimarães e presidente do Grupo de Trabalho sobre Hipertensão e o Cérebro da Sociedade Europeia de Hipertensão. Pedro Guimarães Cunha divide os dias entre Guimarães e Braga e foi o escolhido pela Artery Society para organizar o congresso anual daquela associação que tem sede em Lon​dres e promove o conhecimento e a investigação da estrutura arterial, bem como as suas funções.

O congresso, que vai juntar em Guimarães cerca de 400 dos melhores especialistas do Mundo em doenças cardiovasculares, acontece de 18 a 20 deste mês no Centro Cultural Vila Flor e está a ser preparado há dois anos pela equipa liderada por Pedro Guímarães Cunha. "É verdade que 42% da população portuguesa tem hipertensão arterial e é verdade que a doença cerebrovascular é a principal causa de morte e morbidade dos portugueses", alerta o especialista.
Em Guimarães, vão ser trabalhadas as novas estratégias para tratar a hipertensão e os diferentes fatores de risco cardiovascular, ao mesmo tempo que vão ser encontradas estratégias para identificar precocemente "aqueles sujeitos que estão em risco de vir a ter hipertensão arterial", explica Pedro Guimarães Cunha, médico há 20 anos. Para isso, vão ser debatidos e identificados novos biomarcadores relativos à doença, com o objetivo de se saber que determinada pessoa pode vir a ter hipertensão mesmo antes dos sintomas se manifestarem.

O último congresso da Artery Society foi em Itália e esta é a primeira vez que o evento acontece na Península Ibérica​.
Notícia: Jornal do Notícias