A ​​Culturgest em Lisboa recebe, a 1 de Outubro, o programa MIT Portugal que realizará a edição de 2018 da sua Conferência Anual, onde serão apresentados os novos rumos desta parceria, com especial atenção para as principais áreas e iniciativas a serem abordadas nos próximo anos.

O ano de 2018 marca a renovação das diferentes parcerias internacionais existentes em Portugal, no âmbito da iniciativa “GoPortugal - Global Science and Technology Partnerships for Portugal”, onde o Programa MIT Portugal se inclui. A conferência anual marca assim o arranque deste novo posicionamento do Programa, e será esta a temática central do evento. Para os próximos anos, o Programa MIT Portugal irá concentrar esforços na investigação científica em áreas como oceanos, espaço, alterações climáticas, transformação digital e cidades sustentáveis.
​​
A conferência contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Paulo Ferrão, bem como de uma delegação significativa de professores e investigadores do MIT, incluindo a diretora do programa no MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA), Dava Newman.

Perto de 200 participantes, entre alunos, professores, investigadores e parceiros industriais, terão a oportunidade não só de testemunhar os novos desenvolvimentos e as futuras oportunidades, mas também de interagir e, possivelmente, de criar oportunidades para novas sinergias nas áreas estratégicas apresentadas. Tratar-se-á de uma oportunidade única de estabelecer contactos com equipas de várias instituições nacionais e internacionais para futuros projetos

Pedro Arezes, diretor do Programa MIT Portugal, realça “a forte ambição que ambos os parceiros colocam nesta nova fase, agora estabelecida até 2030, e que representa uma aposta clara do nosso país em fortalecer a ligação com uma das mais prestigiadas universidades a nível mundial e em desenhar iniciativas ao nível da ciência e tecnologia, cujos resultados revertam também para o tecido empresarial português e, com isso, beneficie e impulsione a economia do país”.