​Todas as semanas, a RUM - Rádio Universitária do Minho dá a conhecer a história de antigos estudantes da UMinho que partiram de Portugal. Vamos esta semana conhecer o percurso de Noel de Miranda, alumnus da Escola de Ciências da UMinho que ganhou em setembro uma bolsa de 1.5 milhões de euros do European Research Council (ERC).

Natural da Póvoa de Varzim, Noel instalou-se na Holanda para fazer o seu doutoramento. Por lá ficou até hoje. É investigador no Centro Médico da Universidade de Leiden, onde coordena um grupo de cientistas dedicado ao desenvolvimento de imunoterapias para o cancro do cólon.

Da Holanda gosta das “pessoas simples” e da forma como a sociedade está organizada, sem muita hierarquia. Noel costuma levantar-se cedo. Nos seus tempos livres pratica desporto, cozinha e viaja pelo mundo.

Ouça a entrevista em rum.pt/shows/alumni-pelo-mundo.​