O professor emérito do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho e membro do seu Centro de Ética, Política e Sociedade acaba de receber o II Prémio Sapientia, instituído pela Sociedade InterUniversitária de Filosofia. Acílio Estanqueiro Rocha é doutorado em Filosofia Moderna e Contemporânea pela UMinho.​​​

O professor emérito da Universidade do Minho, membro do Centro de Ética, Política e Sociedade (CEPS) e da Academia de Ciências de Lisboa, Acílio Estanqueiro Rocha, foi agraciado com II Prémio Sapientia instituído pela Sociedade Interuniversitária de Filosofia, presidida pelo atual Decano da Faculdade de Filosofia da Universidade de Santiago de Compostela, o catedrático Marcelino Agis Villaverde, que fez a Laudatio do homenageado antes da sua ponencia ‘La persistencia utópica’.

A cerimónia de entrega deste prémio, atribuído por uma vida de trabalho e dedicação à Filosofia, culminou o I Simpósio Internacional ‘Caminos del Pensamiento’, decorrido recente- mente, na cidade do apóstolo Tiago, um evento científico e cultural que congregou, por iniciativa e mérito do seu principal organizador, o professor Marcelino Agis Villaverde, várias sociedades científicas da velha Gallaecia - a SIFA, a Sociedade de Filosofia da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, a Sociedade Galega de Estudos Nipónicos e o Grupo Aletheia de Vigo - trazendo-as para um fecundo diálogo internacional, intercultural e intergeracional.

Nas palavras do atual diretor do CEPS, o professor João Ribeiro Mendes, “a atribuição do prémio ao professor Acílio Rocha, para além de inteiramente merecida, prestigiou muito a nossa unidade de investigação, que se orgulha de poder contar com um intelectual da sua craveira”.

Disse, ainda, o docente da academia minhota que, “se tudo correr como previsto, teremos o II Simpósio Internacional ‘Caminos del Pensamiento’, na Universidade do Minho, organizado pelo seu Departamento de Filosofia, em 2021, que será precisamente ano Jacobeu”.

Notícia: Antena Minho