O administrador do grupo DST, José Teixeira, foi ontem distinguido com o Prémio Personalidade do Ano na categoria Inovação, Tecnologia e Indústria, no Prémio Portugal Inspirador. Também a empresa bracarense bysteel fs, do mesmo grupo, foi distinguida na mesma categoria, como PME do ano.

A iniciativa é promovida pelo Santander Portugal e a Cofina, em parceria com a Informa D&B e a Accenture, com o intuito de reconhecer e premiar aqueles que mais se destacam no tecido empresarial português e que mais contribuem para a economia nacional, por serem casos notáveis de sucesso empresarial e referências na gestão do talento.

Através das redes sociais, o Grupo DST destacou o prémio, atribuindo-lhe “um caráter muito especial”, uma vez que, considera a empresa, destaca a sua “preocupação e forte aposta na inovação e no desenvolvimento económico”.

Casa Santos Lima, Vila Galé, S. Roque, EDIA e Delta foram consideradas as Grandes Empresas mais inspiradoras de Portugal. Nas PME, para além da Bysteel, receberam igual distinção a Olivomundo, Sublime Comporta, ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável e o Programa editorial da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

O Prémio Portugal Inspirador distinguiu também outras quatro Personalidades do Ano: Diogo Amorim, CEO da Gleba; Margarida Almeida, fundadora e CEO da Amazing Evolution; Helena Freitas, professora catedrática da Universidade de Coimbra e investigadora responsável pelo Centro de Ecologia Funcional; e Paulo Magalhães, jurista e investigador do CIJE- Centro de Investigação Jurídico-Económica, da Universidade do Porto e responsável pelo projeto “Clima Estável como Património Comum da Humanidade”.

Os prémios são atribuídos nas categorias Agricultura; Turismo e Serviços; Inovação, Tecnologia e Indústria; Sustentabilidade; e Economia Social, por se ter considerado que a chave do progresso social se encontra dentro destes cinco grandes eixos, explica a organização, numa nota enviada à imprensa.

Em cada categoria, foi distinguida uma Grande Empresa, uma PME e uma Personalidade do Ano, tendo sido atribuídas igualmente menções honrosas.

A cerimónia realizou-se ontem ao final da tarde, no Auditório Santander, em Lisboa.

Notícia: O Minho