Todas as semanas, a RUM - Rádio Universitária do Minho divulga a história de ex-alunos da Universidade do Minho que habitam no estrangeiro. Vamos hoje conhecer o percurso de Helga Miguel, investigadora do National Institute of Health, em Maryland, nos EUA.

Helga doutorou-se em Psicologia Básica na Universidade do Minho, tendo depois decidido regressar aos EUA, onde já tinha vivido para fazer o mestrado. A morar na cidade de Rockville com o marido e os três filhos, é lá que se sente em casa – fora de Portugal: “Gosto do pragmatismo dos americanos, do sentimento de comunidade que existe, do estilo de vida, da separação entre trabalho e vida pessoal”, afirma a lisboeta de 38 anos.

E acrescenta: “Ser emigrante não é fácil, as condições são ótimas, mas tem os seus desafios. A parte social e familiar é um deles. Sugiro às pessoas que estão fora do seu país que procurem uma rede de amigos para, numa fase inicial, apoiar no processo de integração”.

Entrevista integral disponível em https://rum.pt/shows/alumni-pelo-mundo