Escritora bracarense Fabíola Lopes venceu a 4.ª edição do Prémio literário Germano Silva, uma iniciativa do Rotary Club de Penafiel, com a obra poética Esquírolas.
 
Com a obra poética ‘Esquírolas’, a escritora bracarense Fabíola Lopes conquistou a 4.ª edição do Prémio Literário Germano Silva, uma iniciativa do Rotary Club de Penafiel. O livro vencedor vai ser publicado pela Editorial Novembro.
 
“Da alegria de ver o trabalho reconhecido à humildade de estar à altura da responsabilidade que o nome do prémio carrega. Obrigada a todos os que fazem este caminho comigo e lêem as minhas palavras”. Foi com estas palavras que a escritora reagiu, através das redes sociais, à notícia de que venceu a edição deste ano do Prémio Germano Silva, um galardão que já distinguiu, noutras edições, os jovens escritores Jaime Soares, Rui Damásio e Mitro Vorga, respectivamente, com as obras ‘A Cor Verde’, ‘A Senhora Professora’ e ‘O Homem que falava sozinho’.
 
“O prémio literário, para além de reconhecer o itinerário criativo de Fabíola Lopes, já como algumas obras publicadas, distingue um estilo e um género que fala com a alma”, refere Paula Pinto Alves, presidente do Rotary Clube de Penafiel, citada em órgãos de informação.

Com o Prémio Literário Germano Silva, o Rotary Club de Penafiel “pretende promover, defender e valorizar a língua portuguesa e a sua interculturalidade, incentivando a criação literária como veículo de comunicação e liberdade de expressão, o gosto pela leitura e pela escrita e, simultaneamente, homenagear o historiador, jornalista e escritor penafidelense Germano Silva”.
 
A cerimónia de entrega do prémio a Fabíola Lopes irá decorrer numa sessão solene a realizar em Penafiel.

Fabíola Lopes escreve, desde Setembro de 2018, uma crónica mensal no jornal ‘Correio do Minho’.

Natural e residente em Braga, Fabíola Lopes é professora de Inglês e professora bibliotecária no Colégio D. Pedro V. É licenciada em Ensino de Português e Inglês pela Universidade do Minho onde também tirou a pós-graduação em Supervisão Pedagógica.

Tem a paixão da leitura e escrita desde cedo, tendo sido premiada no I Concurso de Ensaios da Embaixada da Coreia em Portugal. Publicou já vários livros: ‘As vozes em mim’ (2013, poesia), ‘Sombras sonâmbulas’ (2015, contos), ‘O que há na barriga do meu pai?’ (2017, infantil), ‘O que há nos cabelos da minha mãe?’ (2017, infantil), ‘O que há nas mãos da minha avó/do meu avô?’ (2017, infantil), ‘Ser bombeiro’ (2017, contos de autores d’A Velha Escrita) e ‘Quando somos nuvens’ (2018, infanto-juvenil). As vendas daqueles dois últimos livros reverteram para os Bombeiros Voluntários e o Centro de Desporto Adaptado de Braga, respectivamente.

Em 2020, publicou ‘Toninho, o Fantástico Variações’, o primeiro livro infanto-juvenil sobre o cantor António Variações.
 
Notícia: Antena Minho