A aplicação StayAway Covid já pode ser descarregada na Playstore para dispositivos Android. A versão para iPhones e iPads ainda não está oficialmente disponível, mas deve estar nas próximas horas. O download desta app, que conta com o "dedo" da Universidade do Minho, é gratuito.

Segundo a TSF, a apresentação formal só acontecerá na próxima semana e o primeiro-ministro, António Costa, será uma das personalidades presentes nessa cerimónia.

A StayAway Covid foi desenvolvida no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

Segundo o docente do Departamento de Informática da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e investigador do HASLab, José Orlando Pereira, serão os médicos os responsáveis por fazer a ponte entre os infetados com Covid-19 e a aplicação. Ou seja, se uma pessoa testar positivo para o vírus SARS-COV-2, o médico pode aconselhar o doente a fazer parte desta espécie de base de dados, sendo que a sua identidade e/ou localização nunca serão revelados aos utilizadores da StayAway.

Questionado pela RUM sobre como é possível garantir a privacidade dos utilizadores, o docente da academia minhota invoca o facto da app funcionar através de Bluetooth. "Trata-se do mecanismo que permite medir da melhor forma a distância entre pessoas. Para além disso, dá-nos garantias, em termos de privacidade, uma vez que não é possível transmitir muita informação por Bluetooth", explica o alumnus doutorado em Informática pela UMinho.

Por último, outro dos fatores técnicos passa pelo consumo de energia. "Se temos a aplicação ativa no telemóvel e ele acaba por ficar sem carga devido à app, então, não nos será muito útil, por isso o Bluetooth acabou por ser a melhor opção", afirma. Este é o mecanismo utilizado, a título de exemplo, nos smartwatches.

Uma aplicação que, para José Orlando Pereira, pode ser descrita como "decepcionantemente simples", pois basta autorizar o seu funcionamento. De acordo com o investigador, a StayAway não irá interagir com o utilizador, a menos que este tenha estado em contacto com uma pessoa referenciada. De sublinhar que o facto de ser alertado não significa que esteja infectado com Covid-19. Significa, sim, que deve tomar as devidas precauções. Estas podem passar por recorrer à linha SNS24, ficar em isolamento ou realizar um teste diagnóstico. A StayAway foi testada por cerca de 100 pessoas.