Quando chegou a Braga, em 2013, vindo da Universidade Árabe de Beirute, no Líbano, Tarek Sarhan tinha a expectativa de ficar um ano na Universidade do Minho (UMinho), ao abrigo do programa Erasmus Mundus. Mas as pessoas, o ambiente da academia e a cidade acabaram por agarrá-lo a Portugal e, ao fim de seis anos, acabou por tornar-se mestre em Direito dos Negócios Europeu e Transnacional e com perspetivas de manter-se no país a trabalhar.

Tarek Sarhan nasceu na Síria, há 26 anos, mas foi aos 18 anos para o Líbano tirar a licenciatura em Direito. Foi nessa altura que apareceu a oportunidade de fazer um intercâmbio para a Escola de Direito da UMinho e começou a sua relação com Portugal. "Fiz um ano do programa em Direito, mas depois decidi estudar Relações Internacionais, porque juntava português e inglês. Estudar Direito sem saber português era muito difícil", conta o estudante, agora com discurso fluente em ambas as línguas e "totalmente integrado" na academia e na cidade.

Tarek Sarhan não escolheu Braga para fugir da guerra na Síria, mas logo no segundo ano do curso conseguiu integrar a Plataforma Global de Apoio a Estudantes Sírios, que o ajudou a pagar as propinas, alimentação e alojamento. Só o mestrado custa 8500 euros. "Antes de integrar a plataforma tinha estado numa família de acolhimento, com portugueses e brasileiros, que foi essencial para falar português. Ganhei uma família em Portugal", afirma, sorridente, ao lado de outra "amiga", Carmelinda Vilaça, a bibliotecária da Escola de Direito que todos tratam por "teacher (professora)", porque os "obriga a falar português". "Ajudo-os naquilo que posso, vou vendo se estão bem ou não", diz Carmelinda.

O mestrado em Direito dos Negócios Europeu e Transacional trata-se de um LLM, uma formação que permite obter o grau de mestre em pouco mais de um ano. É lecionado em inglês e conta com professores de quatro continentes. As inscrições são limitadas, tendo o último ano sido frequentado por 10 alunos, a maioria estrangeiros. "É interessante, porque não se fala só do direito em Portugal", afirma Tarek, futuro consultor em direito fiscal. Sobre o percurso na UMinho, que terminou este mês, só tem elogios. "Aqui, há sempre alguém para nos ajudar". O mesmo dizem Susan Kim e Mariana Velasco, uma americana e uma mexicana de uma universidade da Pensilvânia, nos EUA, que frequentaram aulas do LLM num intercâmbio de verão. Vão embora no fim do mês, com saudades da gastronomia e das pessoas, "muito acolhedoras".

Notícia: Jornal de Notícias
Foto: Global Imagens