​Liderada pelo alumnus e professor da Escola de Engenharia da UMinho Filipe Portela, a tecnológica sediada em Braga está a trabalhar no desenvolvimento de uma plataforma inteligente que auxilia os clínicos e gestores hospitalares na tomada de decisões.

A situação de pandemia que se vive em Portugal e no mundo motivou a adoção de medidas extraordinárias de resposta à situação epidemiológica provocada pelo COVID-19.

Neste contexto, foram abertas candidaturas para projetos e iniciativas de investigação e desenvolvimento (I&D) e inovação entre os centros de interface tecnológica e laboratórios colaborativos e as empresas, que respondam às necessidades imediatas e a médio prazo do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Com base nisso, a IOTech, tendo por sua missão ajudar as pessoas e a sociedade através da utilização de soluções tecnológicas, decidiu apresentar uma candidatura que visa a implementação de uma plataforma inteligente de apoio à decisão, o ioCovid19.

Este projeto pretende desenvolver uma importante plataforma para os clínicos no combate ao Covid-19 tendo como principal objetivo a previsão da evolução da doença de um determinado doente. Irá explorar técnicas de Inteligência Artificial (Data Mining e Text Mining) para, através da utilização dos dados abertos acessíveis online e disponibilizados pelo SNS, categorizar a tipologia dos doentes, avaliar o impacto que cada variável tem no decurso da doença, prever o tipo de alta e o número de camas necessárias.

No final, e como prova de conceito do projeto, será desenvolvido um protótipo de um Sistema Inteligente de Apoio à Decisão (SIAD), que será materializado através da construção de plataforma Web/mobile.

Esta nova plataforma, denominada de ioCOVID19, permitirá aos profissionais de saúde ter acesso a um conjunto alargado de indicadores de previsão clínica e ao gestor do hospital ter um conjunto de dados essenciais à tomada de decisão.

O artefacto final será disponibilizado como um serviço e estará acessível a todos aqueles que considerarem a utilização da plataforma como uma mais-valia para o seu processo de decisão.