A Universidade do Minho apresenta a dia 17 de abril, pelas 16h30, na Galeria do Largo do Paço, a primeira obra da UMinho Editora. O livro “Abrir ‘o Paço’ à Cidade”, da autoria de Maria Manuel Oliveira, professora associada da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, debruça-se sobre o projeto de requalificação do antigo Paço Arquiepiscopal de Braga, onde está sedeada atualmente a Reitoria, a Biblioteca Pública e outros órgãos e serviços da UMinho.

O livro cons
titui uma edição conjunta entre a editora da UMinho e o Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), uma unidade de investigação da Escola de Arquitetura e do Instituto de Ciências Sociais da Universidade. A sessão de apresentação do livro vai ser presidida pelo reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e pela vice-reitora para a Cultura e Sociedade, Manuela Martins, e a apresentação está a cargo de Maria do Carmo Ribeiro, professora auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

“O desejo da Universid
ade do Minho em abrir o edifício do Largo do Paço à comunidade está na origem da proposta de reorganização espacial do antigo Paço Arquiepiscopal e do trabalho de investigação que a fundamentou, desenvolvidos por uma equipa no Centro de Estudos da EAUM. Ambos se encontram explanados neste livro”, frisa a autora que explica que “o processo envolveu, de uma forma muito próxima, as Reitorias atual e cessante, na pessoa dos seus reitores, assim como os atores mais envolvidos e empenhados na mudança preconizada para o edifício. Contou, também, com o resultado da uma longa investigação já desenvolvida anteriormente”. “Esta obra é, ainda, o resultado da auscultação feita a diversas personalidades, não só da Universidade do Minho, mas também figuras e entidades da sociedades civil”, sublinha Maria Manuel Oliveira, que destaca o objetivo primeiro do projeto como “a proposta de inclusão de uma nova valência no edifício, um núcleo expositivo que revelará não só o valioso espólio que a universidade alberga, como a história do próprio conjunto arquitetónico, que é um dos mais significativos, patrimonial e simbolicamente, na história da cidade”.

A UMinho Editora, o mais recente serviço da UMinho, foi lançada em fevereiro deste ano, por ocasião do 45º aniversário da instituição, tendo por objetivo a edição de livros e publicação de revistas por parte dos membros da comunidade académica ou de autores externos. Todos os seus serviços podem ser consultados em editora.uminho.pt. Com a criação da UMinho Editora, a Universidade cumpriu um antigo desígnio, passando a dispor de um novo instrumento para promover e difundir a produção científica e cultural da comunidade académica e a imagem da Instituição, prosseguindo e alargando a experiência consolidada da UMinho, ao longo dos últimos quinze anos, em matéria de acesso aberto ao conhecimento científico.

Nota biográfica da autora

M
aria Manuel Oliveira, arquiteta pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto (1985) é, desde 1997, docente na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho e desenvolve prática arquitetónica no âmbito do seu Centro de Estudos. Membro do Laboratório de Paisagens, Património e Território (LAB2PT), os seus interesses de investigação centram-se atualmente no campo da intervenção em património edificado e em áreas de abandono na cidade. Exerceu profissão liberal entre 1988 e 2002, tendo ainda trabalhado no Gabinete de Planeamento Urbanístico da Câmara Municipal de Guimarães, lecionado no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Engenharia da Universidade de Angola e na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), onde integrou o Centro de Estudos.