Esta sexta-feira, dia 1 de abril, Rosa Vasconcelos foi reconduzida como provedora do Estudante da Universidade do Minho, depois de ter sido eleita, pela primeira vez, em 2019. A cerimónia de tomada de posse teve lugar no Salão Nobre da reitoria, no Largo do Paço. Entre os presentes, estiveram Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, Joana Marques Vidal, presidente do Conselho Geral, e Ana Margarida Gonçalves, representante da Associação Académica.

Com este cargo independente de provedora do Estudante, Rosa Vasconcelos tem a responsabilidade de promover e defender os direitos estudantis. Assim, está encarregue de intervir em situações de conflito e tomar medidas que visem a melhoria da qualidade do ambiente académico.

A provedora é licenciada pela academia minhota em Engenharia Têxtil, onde se doutorou em Engenharia-Tecnologia e Química Têxtil. É professora na Escola de Engenharia da UMinho e vice-presidente da organização mundial IEEE Education Society, tendo estado 13 anos na presidência do Conselho de Cursos de Engenharia. O seu gabinete é o C2.323 no Campus de Gualtar e o 2.2.93 no Campus de Azurém.