O nome Cachapuz remonta a 1694, altura em que surgiu como loja que se dedicava à venda de artigos de cutelaria, ferragens, armas e balanças importadas na cidade de Braga. Contudo, apenas em 1920, a empresa iniciou a sua atividade industrial com o fabrico da primeira balança. Em 1934 arrancou com a conceção da primeira ponte-báscula*. Desde então tem-se dedicado à produção e desenvolvimento de equipamentos e soluções de pesagem.​​

A investigação e implementação de soluções inovadoras com elevada incorporação tecnológica sempre foi de extrema importância para a empresa bracarense que, já nos anos oitenta, criou uma parceria com a Universidade do Minho. Desta ligação surgiu a primeira balança eletrónica que se fabricou em Portugal, assim como os primeiros terminais eletrónicos, tornando-se, na altura, um caso raro e bem-sucedido de colaboração universidade-indústria, vinculo que se estende até aos dias de hoje. 

 


Em 1997 a Cachapuz integrou o Bilanciai Group, um dos principais produtores a nível mundial de soluções de pesagem, posicionando-se como um fornecedor ativo e de referência no mercado mundial de soluções tecnológicas, envolvendo automatização dos processos de pesagem. A decisão de integrar o Bilanciai Group surgiu da necessidade de evolução tecnológica nos equipamentos de pesagem e da estratégia para integrar um grupo de referência no setor, de modo a potenciar a internacionalização da empresa, para além dos tradicionais destinos de exportação da Cachapuz, como Angola e Moçambique. Com esta integração foi também possível rentabilizar e dinamizar o investimento em I&D, numa lógica de reforço da visão estratégica de internacionalização, e obter o reconhecimento como centro de competências tecnológicas em soluções de software e automação do Grupo italiano. Em 2011 conclui-se o processo, iniciado em 1997, com a aquisição total do capital da Cachapuz, assumindo nesta altura o nome Cachapuz Balanciai Group.  

Em 2012, foi atribuído à empresa o prémio Excelência no Trabalho, na categoria de médias empresas, no sector indústria e energia. Em 2012 e em 2014 a empresa foi distinguida como empresa PME Líder, sendo reconhecida pelo seu desempenho e perfil de risco, pela sua estratégia empresarial de sucesso e a importância do seu contributo para a economia nacional. Também nesses dois anos consecutivamente, a Cachapuz foi integrada no Santander Top Exporta, o ranking que reúne as empresas que melhor exportam no nosso país. 

Hoje, a Cachapuz é pioneira em Portugal na conceção e fabrico de equipamentos de pesagem e no desenho e implementação de soluções de software para pesagem industrial.

A Nós Alumni entrevistou Graça Coelho, licenciada em Gestão pela UMinho, que está na empresa desde 1994 e assumiu o cargo de gerente do Cachapuz Bilanciai Group em 2014. 


*Solução para a pesagem de veículos rodoviários e de máquinas de construção até um peso máximo de 80 toneladas.


 * Artigo da rubrica Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo da News​​letter Nós Alumni, desenvolvido em parceria com a TecMinho ​​

TecMinho_logoB.jpg