José Vieira, professor catedrático da Universidade do Minho, é o primeiro português a presidir a Federação Mundial de Associações Profissionais de Engenharia (WFEO), que representa mais de 30 milhões de engenheiros de 100 países, tem sede em Paris (França) e foi criada há 51 anos sob os auspícios da UNESCO. A sua eleição decorreu a 23 de novembro, durante a assembleia-geral deste organismo, em Melbourne (Austrália). José Vieira sente-se “muito honrado” pelo cargo, que “prestigia a engenharia de Portugal, a Ordem dos Engenheiros e a UMinho”.

“A engenharia tem um papel fundamental face aos desafios do esgotamento de recursos, aumento da urbanização, degradação ambiental e mudanças climáticas. A WFEO deve envolver-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, reconhecendo que altos padrões de segurança e bem-estar nas sociedades modernas podem ser alcançados através dos avanços da engenharia”, define José Vieira. Este objetivo surge na senda da Declaração de Paris e do memorando daquela federação com a UNESCO em 2018.

“Considerando a força histórica da nossa rede global de profissionais altamente diversificada, queremos afirmar a engenharia num mundo em transformação, construindo o progresso social para servir a humanidade e proteger o ambiente”, realça. A recente aprovação pela UNESCO de 4 de março como o Dia Internacional da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável “permitirá uma maior visibilidade da relevância e valor da engenharia junto dos cidadãos”, acrescenta.

O docente da UMinho pretende ainda envolver Governos dos países membros da WFEO em projetos conjuntos, como atrair a juventude aos cursos superiores de engenharia, mostrando que “é uma área com muito emprego, vive uma grande internacionalização e é essencial para o progresso da indústria, da tecnologia e da inovação”, o que exige também a atualização constante dos seus profissionais. José Vieira foi o candidato português indicado pela Ordem dos Engenheiros, cujo bastonário Carlos Mineiro Aires o considerou, pela sua formação técnica e profissional, “a pessoa certa” para representar os engenheiros em todo o mundo e para promover esta profissão “determinante para um presente e futuro sustentável”.

Nota biográfica

Nascido há 66 anos em Braga, José Vieira é licenciado em Engenharia Civil pela Universidade do Porto, mestre em Engenharia Sanitária pelo UNESCO Institute for Water Education (Holanda) e doutorado em Engenharia Civil pela UMinho, na qual é professor catedrático da Escola de Engenharia e foi vice-reitor, pró-reitor, diretor do Centro/Departamento de Engenharia Civil e coordenador de vários cursos. Preside a Federação Europeia das Associações Nacionais de Engenharia (FEANI), que representa quatro milhões de engenheiros de 33 países, coordena o Centro de Referência em Segurança da Água Portugal/Brasil e faz parte do conselho executivo da WFEO e da assembleia de representantes da Ordem dos Engenheiros, da qual é ainda conselheiro, o principal título profissional outorgado por esta associação.

Presidiu igualmente a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental, o grupo de peritos Water Safety Planning da Associação Internacional da Água e fez ainda parte do Conselho Nacional da Água (Ministério do Ambiente), do Conselho Superior de Obras Públicas e da assembleia-geral da Associação Internacional de Resíduos Sólidos, entre outros. Tem mais de duzentas publicações científicas, lecionou em universidades de vários países, é avaliador de concursos internacionais e participou em diversos projetos de investigação e desenvolvimento, inclusive com o Governo português, o Conselho da Europa e a NATO.