Carlos Oliveira foi nomeado pelo Governo para presidir ao Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação de Portugal. Na lista das vinte individualidades que o vão acompanhar nesta missão está o também alumnus Raúl Fangueiro. 

Carlos Oliveira tomou posse como presidente a 5 de novembro, em Lisboa. A sessão foi presidida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, e contou com a presença dos ministros da Economia e da Educação, Ciência e Inovação, os secretários de Estado da Economia e da Ciência, além dos presidentes da FCT, da ANI e da COTEC, entre outras individualidades.

Ao CNCTI compete colaborar no desenvolvimento e sustentação do sistema científico e tecnológico nacional, na internacionalização da ciência portuguesa e promoção da língua portuguesa como língua de trabalho em ciência, além de assegurar o aconselhamento científico e fomentar a articulação transversal e interministerial das políticas de ciência e tecnologia.

Carlos Oliveira é licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela UMinho e tem colaborado com esta Academia em vários contextos. Foi Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação no XIX Governo Constitucional, presidente da Invest Braga e membro do Conselho Europeu de Inovação, entre outros cargos.

Doutorado em Engenharia Têxtil, Raúl Fangueiro é professor catedrático do Departamento de Engenharia Têxtil da EEUM e investigador sénior do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T) na área dos materiais avançados (nano, inteligentes, compósitos) e estruturas fibrosas (3D, auxéticas, multiescala). É mentor e presidente da Fibrenamics - Instituto de Inovação em Materiais Fibrosos e Compósitos. Tem mais de 220 artigos publicados em revistas científicas de renome internacional, 550 publicações em conferências, 36 livros e 40 patentes.