Rosa Vasconcelos, docente da Escola de Engenharia da UMinho, foi reeleita vice-presidente da IEEE Education Society para o mandato de 2025-2027. A eleição aconteceu em Washigton DC, nos Estados Unidos da América, no passado dia 15 de outubro. Rosa Vasconcelos vai assumir a vice-presidência na área de “Membership and Geographic Activities” e esta eleição marca o reconhecimento do trabalho desenvolvido no âmbito da educação para a Engenharia.
Rosa Vasconcelos, Provedora do Estudante da UMinho e presidente da Rede Portuguesa de Provedores, assumiu que o seu objetivo irá passar por “compreender como os estudantes de engenharia de todos os níveis podem estar melhor preparados para carreiras dinâmicas e gratificantes” e, dessa forma, “ter impacto na forma como o ensino da engenharia evolui para atender às necessidades em constante mudança da força de trabalho e da população estudantil”. No seu manifesto frisou ainda que pretende “promover a colaboração entre investigadores e educadores, melhorar o desenvolvimento curricular, aumentar a divulgação e o envolvimento e dar corpo a iniciativas de sensibilização e políticas que apoiem a educação nas áreas STEM”.
A IEEE Education Society foi criada em 1957 e assume-se como uma sociedade mundial de profissionais dedicados a assegurar uma educação de alta qualidade em ciência e engenharia e que visa promover a educação nessas áreas através da formação pedagógica e desenvolvimento pessoal de professores, da difusão e colaboração em projetos, do intercâmbio entre pessoas e instituições nacionais e estrangeiras e da análise e resolução de problemas no âmbito da educação em engenharia.
Rosa Maria Vasconcelos foi presidente do Conselho Pedagógico, vice-presidente da EEUM e membro da direção da Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia e é professora associada no Departamento de Engenharia Têxtil (DET) da EEUM desde 2005. É licenciada em Engenharia Têxtil pela UMinho, onde é docente desde 1984, e doutorada em Engenharia - ramo Tecnologia e Química Têxtil também pela mesma instituição. Tem liderado vários estudos científicos no âmbito da educação e organização da Engenharia em Portugal e ainda no âmbito da empregabilidade e transição para o mercado de trabalho, da relação entre universidade e escolas de nível secundário e incentivo a nível de ensino superior na área da Engenharia.