​Inaugurado em 1996, o Personalizar - Centro Clínico-Educacional responde às necessidades de crianças, jovens e adultos, que procuram uma resposta personalizada. Maria do Sameiro Araújo, psicóloga especialista, é a diretora do serviço de consulta do centro, situado na cidade de Barcelos. Com mais de 25 anos de experiência, fala-nos dos serviços especializados e dos programas pioneiros e exclusivos que desenvolvem. Este centro tem um serviço de neuropsicologia de topo, no que de melhor se faz a nível nacional. 

A paixão com que fala do seu trabalho e dos programas que tem vindo a desenvolver com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para o bem-estar dos seus pacientes é notória, nas palavras de Maria do Sameiro Araújo. 
Começou pelo curso ligado ao Ensino Básico, mas logo sentiu que tinha de ir mais longe na sua formação. Assim, no início dos anos 90, finalizou o curso de Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e, mais tarde, fez mestrado e doutoramento na Universidade do Minho, entre outras Formações especializadas que tem vindo a concluir. 

Ainda nos anos 90, emerge o Centro Clínico Educacional - Personalizar, como nos conta a nossa interlocutora. "O projeto começou em 1996, eu já tinha experiência em trabalhar num contexto semelhante. Como moro cá, fazia sentido trabalhar aqui num projeto na mesma linha". 
Ao criar o Centro tinha bem definido o que queria: "a ideia foi criar uma equipa que pudesse responder às dificuldades de uma forma multidisciplinar. Nesta fase, estamos a apostar nas diferentes valências da psicologia de acordo com as especializações reconhecidas recentemente pela Ordem dos Psicólogos". 

Os principais serviços são consulta psicológica, terapia da fala, consulta de nutrição e consulta de psicomotricidade. 
Mas as ofertas não ficam por aqui, já que "a grande marca do nosso trabalho são os programas que temos vindo a desenvolver', como nos fala a diretora. 

Os programas disponíveis são essencialmente sete. Estes denominam-se 'Eu controlo o medo e a ansiedade', 'Educar olhando em Frente', 'Eu controlo o stress e a ansiedade, 'Eu controlo a dislexia', 'Eu controlo o corpo e a atenção, 'Eu controlo o meu estudo' e 'Fitness cerebral'. Existem as modalidades individual ou em pequeno grupo, com sessões personalizadas e exercícios adaptados às necessidades de cada criança, jovem ou adulto. 

Contudo, confessa: "a minha grande área de investigação e de intervenção está ligada à família, a minha área de doutoramento e na qual tenho publicado mais. E isso tem sido notório enquanto dimensão trabalhada na maioria dos nossos programas em que muitas das problemáticas apostam no trabalho da componente emocional tendo em conta a abrangência da família. O centro tem uma grande procura para esse tipo de dificuldades, especialmente ligadas à ansiedade que, juntamente com as dificuldades de aprendizagem são o género de casos que mais procuram ajuda". Um dos programas - Educar Olhando em Frente - Foi desenvolvido especificamente a pensar em pais e educadores, contribuindo para uma parentalidade mais consciente, até porque "o programa ajuda-os a olhar para si próprios e também a perceberem melhor como funcionam os cérebros das crianças". Este programa, que deu origem a um livro, publicado em junho, tem recebido uma grande aceitação por parte do público e foi apresentado no último congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses. 

O que distingue este Centro são três fatores essenciais: "ter profissionais de grande qualidade do ponto de vista técnico e académico; conseguirmos recorrer a diferentes especialidades para termos respostas mais completas e abrangentes e; a aposta no trabalho em equipa". 
Muito ainda haveria que mencionar numa entrevista rica de conhecimento. Maria Sameiro Araújo confidencia para finalizar, que o seu lema é, sobretudo, "contribuir de uma forma muito profissional para o bem-estar dos outros e para a procura de respostas que ajudem a criar melhores formas de estar na vida".