​A ficção confunde-se cada vez mais com a realidade. Prova-o, por exemplo, o sucesso dos eSports, nome para os desportos praticados em ambiente de competição virtual, nos comandos das consolas de videojogos ou nos PC. 

Recentemente, na Madrid Games Week, a PlayStation realizou a final europeia do 1.º GT Championships, campeonato certificado pela Federação Internacional do Automóvel baseado no Grau Turismo Sport, versão mais recente do título concebido por Kazunori Yamauchi, ex-piloto profissional e diretor-geral da Polyphony Digital, produtora da Sony. 

O Gran Turismo original foi introduzido comercialmente em dezembro de 1997 e o franchise, em quase 21 anos, soma mais de 80 milhões de cópias vendidas, número que garante o título de best-seller entre os simuladores de condução. E, falando-se na PlayStation, também não há título com dimensão semelhante - na popularidade e nas vendas. 

O GT Championships baseia-se na versão mais moderna de Gran Turismo. Disponível na Europa desde 18 de outubro de 2017, Sport é o 13.º título da série (1.º para a PS4) e atribui dimensão nova ao franchise, com privilégio do modo online sobre o Sport ou o Arcade, os tradicionais. Entre as muitas novidades, Porsche entre as duas centenas de modelos disponíveis, devido ao final do acordo de exclusividade com a Electronic Arts - a Polyphony fintava o obstáculo com recurso às máquinas da marca alemã preparadas pela RUF. 

A Final Europeia reuniu os 30 melhores concorrentes na fase de apuramento online... A etapa incluiu 10 corridas, contando-se apenas os pontos ganhos nas cinco melhores de cada participante para arrumação da classificação, no máximo de ires por país da zona EMEA (Europa, Médio Oriente e África). 

Carlos Salazar, o português com lugar marcado na Final Mundial, em Monte Carlo, no Mónaco, de 14 a 19 de novembro, participou só em seis provas e classificou-se em 37.° no ranking, «empatado com outro português», recorda. 

Carlos Salazar, de 24 anos, possui Mestrado em Economia Industrial e da Empresa pela Universidade do Minho e trabalha na Price WaterhouseCoopers (PwC), no Porto, como auditor. A paixão pelos videojogos e os simuladores de condução não é nova. «Surgiu aos 12 anos, com a compra da primeira PlayStation e do Gran Turismo 2». E não é a 1.ª vez que aparece em competições de eSports. «Apurei-me para as finais nacionais das edições 2013 e 2014 do Nissan GT Academy e, recentemente, em Barcelona, participei no Fernando Alonso G2 Racing Challenge», explica. 

As auditorias deixam-lhe pouco tempo para treinar - «cerca de meia-hora por dia», lamenta -, mas Salazar é ambicioso e tem corno objetivo de ganhar a final mundial. «Estou a treinar com os carros que não conheço e os pontos de travagem mais complicados, que garantem vitórias nas corridas». 
FIA GT Championships aproximou-o do sonho. «Sendo rápido em simulador, sê-lo-ei, igualmente, num carro a sério, no desporto automóvel. Gostava de tornar-me piloto profissional», concluiu o 6.° da Final Europeia, ganha por concorrente alemão. A final realizou-se em pista nova no catálogo de Gran Turismo, o Circuito da Catalunha, e integrou três corridas, com os pilotos arrumados na tabela em função do somatório de pontos. 

Notícia: AutoFoco