A chanceler alemã, Angela Merkel e o primeiro-ministro português, António Costa, marcaram presença na inauguração do novo centro de Tecnologia e Desenvolvimento da Bosch, situado em Braga. Um centro onde a Universidade do Minho terá uma forte intervenção, com parceria em vários projetos que serão desenvolvidos e que representam um investimento de 36 milhões de euros até 2021.

Da visita fez parte uma apresentação do DTx, o Laboratório Colaborativo em Transformação Digital, presidido pela UMinho, conduzida pelo ex-reitor da academia, António M. Cunha, que deu a conhecer à chanceler alemã as vantagens de um projeto de investigação aplicada em diferentes áreas associadas à transformação digital, incentivando a cooperação entre unidades de I&D, instituições de ensino superior e do setor produtivo. ​A visita foi acompanhada de perto pelo reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, e demais elementos da equipa reitoral que não faltaram a este momento importante para a academia.

Sobre o novo centro de Tecnologia e Desenvolvimento da Bosch, Angela Merkel, no seu discurso, frisou que este "não é apenas mais um marco da história em Portugal, mas também o testemunho da boa cooperação entre a Bosch, a Universidade do Minho e o Governo português”. Já a Bosch também destacou, pela voz do seu diretor, a importância das parcerias com universidades portuguesas, lembrando que o grupo submeteu uma nova candidatura a fundos europeus para projetos a serem desenvolvidos a partir do novo centro de T&D, em parceria com a Universidade do Minho. Em fase aprovação, aquela candidatura prevê o investimento de 36 milhões até 2021.

O novo centro de Tecnologia e Desenvolvimento (C&T) da Bosch de Braga, irá albergar mais de 200 engenheiros para produção de sensores e funções de software para condução autónoma e a chanceler deixou um pedido aos professores universitários para que “despertem o entusiasmo aos alunos pelas novas tecnologias”, explicando que estas “são profissões do futuro”.

No primeiro de dois dias de visita a Portugal, a chanceler Angela Merkel defendeu que a "cooperação luso-alemã" está a preparar o futuro da Europa.