Dava J. Newman, recentemente nomeada vice-presidente da NASA, foi a protagonista da primeira conferência Alumni UMinho, com o mote “Challenges and Innovation in Space…​and in Earth”. Professora de Aeronáutica e Astronáutica e Sistemas de Engenharia no Massachusetts Institute of Technology, Dava Newman é ainda a Diretora do Programa MIT Portugal.

​(Veja aqui ​todas as fotografias do evento)

A Conferência decorreu no passado 17 de fevereiro, dia do 41º Aniversário da Universidade do Minho, no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães. À conferência seguiu-se um jantar no mesmo local e uma performance de três grupos culturais da Academia Minhota - Coro Académico da Universidade do Minho (CAUM), Tuna de Engenharia da Universidade do Minho (Afonsina) e Bomboémia.

Este evento que promoveu as ligações da UMinho aos seus Alumni, e que contou com a presença de mais de 170 pessoas, procurou ainda difundir os trajetos profissionais e de vida dos membros desta comunidade, sinalizando exemplos e favorecendo o networking, nomeadamente entre aqueles de diferentes gerações e áreas do conhecimento.

José Teixeira, presidente da DST, José Dionísio e Jorge Batista, administradores da Primavera BSS, António Murta, administrador da Pathena, Isabel Fernandes, Diretora do Paço dos Duques de Bragança e Museu Alberto Sampaio, Carlos Oliveira, presidente do Conselho de Administração da Invest Braga, Pedro Fraga, presidente do Conselho de Administração da F3M, Carlos Neves, vice-presidente da CCDR-N, António Carlos Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da Casais, Engenharia e Construção SA, Vítor Esperança, administrador da BragaHabit, Nuno Pinto Bastos, administrador da Edit Value, Francisco Pimentel, presidente da Associação de Antigos Estudantes da Universidade do Minho, Silvina Alves, administradora da Triformis e Nuno Torres, da Central Arquitectos foram alguns dos ex-alunos da UMinho presentes na Conferência Alumni 2015.

O Reitor António M. Cunha reforçou a importância do envolvimento desta comunidade, sustentando que a exigência dos ex-alunos para com a sua Universidade é um impulso indispensável para a afirmação da relevância da UMinho a nível nacional e internacional.

“Fazer da Universidade do Minho um projeto cada vez mais aliciante e cada vez maior” foi outro dos desafios lançados por António Cunha a todos os Alumni presentes, aos quais deixaria ainda uma última mensagem: “vale a pena ter orgulho em ser Alumni da UMinho”.

Sessão solene do 41º Aniversário da Universidade do Minho

A sessão solene do 41º Aniversário da Universidade do Minho decorreu na tarde do dia 17 de fevereiro, pelas 15.30h, no salão medieval da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga.

sessão solene.jpg
​A sessão abriu com o cortejo académico e contou com as intervenções do presidente do Conselho Geral, Álvaro Laborinho Lúcio, do presidente da AAUM, Carlos Videira, do vice-presidente da European University Association, David Drewry, da representante da Comissão Europeia, Manuela Soares, e do reitor António M. Cunha.

Num discurso marcado pelo balanço do ano de 2014, o reitor da Universidade do Minho destacou ainda a relevância do projeto Alumni. “2014 foi o ano em que buscamos uma maior e mais efetiva integração dos nossos antigos estudantes nesta comunidade que é também a sua. Desenvolvemos uma arrojada operação Alumni - com o lançamento de um novo portal, a realização de um Encontro, a publicação de uma newsletter, a realização de um jantar conferência que terá hoje lugar e que terá como oradora convidada, Dava Newman, recentemente nomeada pelo Presidente Obama para Vice-Presidente da NASA. Procuramos, assim, trazer de forma mais ativa para o nosso seio aqueles que tendo passado pela Universidade são – e gostaríamos que assim se sentissem hoje - membros da UMinho”.

Não obstante todas as dificuldades enfrentadas pelas instituições de ensino superior, António M. Cunha acredita que 2014 foi “um ano de afirmação” para a Universidade do Minho, sendo, por isso, “um ano marcante”.

Programa comemorativo do 41º aniversário da Universidade do Minho

O programa comemorativo do 41º aniversário da Universidade do Minho contou ainda com a Gala de Ópera protagonizada pela Orquestra da UMinho e o Coro de Alunos da Licenciatura em Música da UMinho, sob direção do maestro Francesco Belli, a par dos solistas Cristiana Oliveira (soprano) e Carlos Guilherme (tenor), com o Workshop “O papel das universidades e da investigação na Estratégia Europa 2020”, com o convívio de futsal “Jogo das Estrelas” e com o lançamento do e-book “História da Universidade do Minho 1974-2014”.
concerto 41 anos.jpg