A Inygon é uma startup minhota que se preocupa com a resolução do problema da escassez de informação no mercado dos desportos eletrónicos. João Carvalho, Vasco Silva e Adriano Dias, formados na Universidade do Minho, são os três fundadores deste projeto empresarial, numa área que consideram representar o “próximo passo do entretenimento digital”.

A Inygon é um projeto empresarial que se preocupa com a resolução do problema da escassez de informação no mercado dos desportos eletrónicos (eSports), tanto ao nível dos consumidores como das empresas. No caso dos consumidores, os mesmos têm dificuldade em encontrar informação que lhes seja útil devido à imensa dispersão de informações existentes. Já as empresas encontram obstáculos no acesso a informações pertinentes que as leve a tomar boas decisões de investimento (ou não) no mercado. Desta forma, a startup Inygon debruça-se sobre a análise de mercado, consultoria, marketing para Indie Game Developers, talent management, scouting e gestão de equipas, no âmbito dos eSports.

Em 2012, João Carvalho e Vasco Silva desenvolveram a “eSport Calendar”, uma plataforma que tinha como foco o agendamento de eventos de eSports existentes. Esta ideia cresceu levando a que Adriano Dias se juntasse ao projeto com o propósito da criação de uma empresa, a Inygon. A partir de Maio de 2013, e ao longo dos 12 meses que se seguiram, a Inygon beneficiou do “Passaporte para o Empreendedorismo”, uma iniciativa do programa governamental +E+I. A startup participou também na iniciativa “Laboratório de Empresas”, que visa apoiar a fase de arranque de empresas. Atualmente, a Inygon é, um dos projetos que faz parte do ecossistema da StartUp Braga. Foi no seguimento de todas estas experiências, que começaram a ser contactados por algumas marcas, começando aí a expansão da Inygon no mundo dos negócios.

Segundo João Carvalho, um dos fundadores da Inygon, a ideia da criação de uma empresa sempre esteve latente, “era um objetivo” tanto dele como de Adriano Dias. A ideia de criar uma empresa no âmbito dos desportos eletrónicos surge motivada por um hobby que os três fundadores partilham: “todos temos background nesta área” explicou, aludindo ainda aos “mais de 15 anos de experiência” enquanto praticante de desportos eletrónicos.

Os fundadores da Inygon acreditam que os eSports representam o “próximo passo do entretenimento digital”, mostrando-se bastante entusiasmados com o futuro da sua empresa. Além dos fundadores, a startup conta já com cerca de 11 colaboradores, embora alguns participem no projeto apenas de forma pontual.

Inygon 5.jpg
João Carvalho (ao centro) é licenciado em Engenharia Informática pela Universidade do Minho, estando atualmente a terminar a sua tese do mestrado em Marketing e Estratégia na mesma instituição. Por sua vez, Vasco Silva (à direita) é licenciado em Engenharia Informática também pela universidade minhota. Já Adriano Dias (à esquerda) licenciou-se em Gestão e efectuou o mestrado em Finanças na UMinho, demonstrando-se satisfeito com a sua formação académica: “o selo de qualidade existe e sinto um grande orgulho em ter feito parte da Universidade do Minho, tudo o que sei foi desenvolvido na UMinho”. A Universidade do Minho faz com que os três empreendedores se sintam “devidamente habilitados” e “bem preparados”, nas palavras de João Carvalho, assumindo assim o papel essencial da Academia no processo de aprendizagem dos mesmos. “A Universidade do Minho vai andar sempre connosco porque toda a formação que levamos vem de lá”, salientou. Para os fundadores da Inygon é fundamental ter uma equipa multidisciplinar, na medida em que é possível ter “uma visão diferente das coisas”, tal como refere Adriano Dias.

Nas palavras de João Carvalho, os eSports “separam-se dos videojogos de uma forma muito distinta”. O termo eSports é utilizado para fazer referência às competições organizadas de videojogos, especialmente entre os profissionais. Contudo, nem todos os videojogos são elegíveis a eSports

De uma maneira geral, os eSports mais populares mundialmente são o League of Legends, o Dota2, o Counter Strike Global Offensive e o StarCraft 2, havendo variações em nos vários países devido às diferenças culturais existentes. “Em Portugal, o desporto rei é o League of Legends, seguido de perto pelo Counter Strike Global Offensive”, contou João Carvalho. 

Entre risos, Adriano Dias comentou que “existe um Cristiano Ronaldo em cada jogo e existem contratações de jogadores como no futebol”. “Inicialmente, este mercado era bastante atrativo para as marcas de informática, depois começou a febre dos periféricos e agora temos um mercado tão abrangente, que vai para além de 150 milhões de participantes a nível mundial, facto que já atraiu novas marcas como as bebidas energéticas, por exemplo”, explica João Carvalho.

Para os fundadores da Inygon, a Universidade do Minho tem um vasto potencial nesta área, e muitas poderiam ser as atividades organizadas conjuntamente, desde logo a integração dos eSports nos campeonatos de desporto universitário. “Seria pioneiro termos uma equipa de eSports a representar as cores da Universidade do Minho, era algo que gostávamos muito”, salientou João Carvalho.

Numa perspetiva de futuro e reconhecendo que a Inygon tem um grande caminho para percorrer na área, João Carvalho relata: “gostava de fazer o mesmo que faço agora mas em vários mercados. O nosso projeto sempre teve um âmbito internacional, sempre quisemos apostar no mercado internacional porque é la fora que o mercado é grande, mas é difícil competir com as grandes empresas que existem na área”. Tendo como referência a Coreia do Sul, país pioneiro no âmbito dos eSports, a Inygon ambiciona um futuro risonho para Portugal nesta área. “Queremos que Portugal acompanhe a evolução lá fora e estamos convencidos que isso vai acontecer”, conclui João Carvalho.


Percurso académico: Licenciatura em Gestão na Universidade do Minho
Mestrado em Finanças na Universidade do Minho 
Percurso profissional: Estágio na Caixa Geral de Depósitos (2008-2009)
Consultor na Creating Value & Corporate Restructuring, Lda durante 5 meses (2010)
Consultor na MC Auditores, Lda (2010-2012)
Uma frase: “Do or do not, there is no try” - Yoda
Um livro: Os Maias
Um jogo: World of Warcraft
Uma cidade: Braga
Um país: Portugal

Adriano Dias

Percurso académico: Licenciatura em Engenharia Informática
Frequenta Mestrado em Marketing e Estratégia
Percurso profissional: Formador no Agrupamento Escolas de Nogueira
Student brand manager na Red Bull Portugal
Consultor na Red Bull GmbH
Uma frase: "A sorte favorece os audazes" e "Os homens mais sábios seguem a sua própria direção" – Eurípides
Um livro: Fight Club - Chuck Palahniuk
Um jogo: StarCraft: Brood War
Uma cidade: Salzburgo (Áustria)
Um país: Japão​

João Carvalho


Percurso académico: Licenciatura em Engenharia Informática
Percurso profissional: Web Developer na Gen
Uma frase: "Só sei que nada sei." – Sócrates
Um livro: Evangelho Segundo Jesus Cristo - José Saramago
Um jogo: Quake 3 Arena
Uma cidade: Viana do Castelo
Um país: Portugal

Vasco Silva
​​​


* Artigo da rubrica Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo da News​​letter Nós Alumni, desenvolvido em parceria com a TecMinho ​​

TecMinho_logoB.jpg