A professora Manuela Ivone Cunha vai tomar posse como presidente do Conselho Cultural da Universidade do Minho na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, pelas 14h30, no salão nobre da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga.
A sessão conta com a presença do reitor, Pedro Arezes, e do vice-reitor para a Cultura, Inclusão e Responsabilidade Social, João Cardoso Rosas, entre outras personalidades. Os momentos musicais estão a cargo de um Quarteto de Sopros do Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas. A entrada é livre.
O Conselho Cultural é um órgão colegial de consulta do reitor e do Conselho Geral em questões de política cultural da UMinho. Além disso, coordena as unidades culturais desta academia e organiza iniciativas de diversa índole, como o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea, estimulando a ligação com a comunidade. Este órgão já foi presidido pelos professores Lúcio Craveiro da Silva, José Viriato Capela, Ana Gabriela Macedo, Eduarda Keating, Helena Sousa e Miguel Bandeira.
Manuela Ivone Cunha é doutorada em Antropologia, com agregação em Sociologia. É docente no Instituto de Ciências Sociais da UMinho e investigadora do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA). Foi vice-presidente da Associação Europeia de Antropologia Social (EASA), diretora da revista Etnográfica e é diretora da editora online de ciências sociais e humanidades Etnográfica Press – OpenEdition Books. Foi distinguida com o Prémio Sedas Nunes Para as Ciências Sociais e tem integrado painéis e colégios de peritos pluridisciplinares em vários organismos científicos internacionais. Entre as suas áreas de pesquisa contam-se a sociologia histórica do encarceramento e das instituições prisionais, os estudos sociais do crime e da justiça e os estudos comparados de confiança social nas vacinas.