Criada em 2020, em pleno confinamento, a Peggada agrega todos os negócios sustentáveis do país, desde lojas a granel, roupa em segunda mão a alojamento, restaurantes e produtos de higiene e cosmética.

“O objetivo é democratizar o acesso à informação sobre sustentabilidade, ligando negócios sustentáveis a consumidores em busca de alternativas que respeitem o planeta e as pessoas”, explica a cofundadora Marta Cerqueira, nossa ex-aluna de Ciências de Comunicação, jornalista há mais de 10 anos.

Neste momento, a Peggada conta com mais de 600 negócios listados e uma biblioteca com cerca de 700 artigos sobre sustentabilidade. Disponibiliza ainda uma agenda de eventos, promove workshops e palestras e estende-se ao mundo corporativo, com serviços de sensibilização interna.

A meta a longo prazo é chegar ao maior número de negócios e de pessoas.

Como surgiu?

O projeto conta ainda na sua génese com Lígia Gomes, formada em Ciências Farmacêuticas, Antropologia e Desenvolvimento Sustentável. Marta e Lígia conheceram-se virtualmente no programa de aceleração de startups para mulheres focadas em ideias para combater a crise climática e decidiram lançar, juntas, a “Peggada”. Devido ao confinamento imposto pela Covid-19, só se viram pessoalmente pela primeira vez já o projeto tinha sido lançado. Mais tarde juntou-se à equipa Hugo Nogueira, responsével pelo design do site.