Falar de internacionalização da Universidade do Minho (UMinho) é falar de um dos seus principais vetores estratégicos que se exprime, de forma inequívoca, nos seus três eixos de ação – ensino, investigação e interação com a sociedade. 

Hoje em dia, a UMinho interage com mais de 400 universidades de todo o mundo e recebe, anualmente, estudantes vindos de mais de 80 países, da Europa à Ásia, da América a África, o que a torna uma universidade fortemente multicultural e cosmopolita. 

 


Programas como o Erasmus/Erasmus+, Erasmus Mundus, Leonardo da Vinci ou Iacobus têm permitido promover o intercâmbio de estudantes, docentes e trabalhadores não docentes, de e para a UMinho, representando cerca de 1200 fluxos por ano. Em breve, terão início três projetos inovadores de mobilidade internacional, coordenados pela UMinho, no âmbito do Programa Erasmus+, que contemplam financiamento para apoiar a mobilidade de/para 27 países parceiros fora da Europa, bem como sustentam a formação de dois novos consórcios – o consórcio UNorte Internacional, envolvendo as Universidades do Porto e Trás-os-Montes-e-Alto-Douro (UTAD), para promover uma maior competitividade destas instituições em contextos privilegiados de investigação e inovação; e o consórcio JAMIES, com as Universidades do Algarve, Nova de Lisboa, Porto e UTAD, vocacionado para o apoio ao desenvolvimento e modernização das instituições de ensino superior nos países do Médio Oriente e do Sul. 

Feira do Colégio Etapa2.jpg
Paralelamente, os estudantes internacionais que procuram a UMinho para fazer os seus cursos de graduação e pós-graduação representam já 8% do universo de cerca de 20.000 alunos da nossa Universidade. De facto, a UMinho tem investido bastante no recrutamento de alunos em vários pontos do globo, seja através da participação em feiras internacionais, seja através do estabelecimento de relações com escolas do ensino secundário de outros países, seja através do contacto com os seus alumni que tiveram, em primeira mão, a experiência de estudar na nossa instituição. ​


 


Outros indicadores da internacionalização do ensino da UMinho exprimem-se na oferta de cerca de 40 cursos de mestrado e doutoramento lecionados exclusivamente na língua inglesa, nos inúmeros cursos de pós-graduação em associação, de acordos duplas titulações e de cotutelas com universidades de prestígio internacional e, ainda, na aposta na oferta em cursos online que permitem a obtenção de certificação no âmbito de cursos não conferentes de grau. 

Por fim, e como reflexo da forte política de internacionalização, a UMinho pertence, hoje, a várias redes de cooperação internacional, como sejam, entre outras: a Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), o Centro de Estudos Euro Regionais Galiza-Norte de Portugal (CEER), o Compostela Group of Universities (CGU), o Conselho de Reitores das Universidades do Sudoeste da Europa (CRUSOE), a European University Association (EUA), o Grupo Tordesillas e o Santander Group European Universities Network (SGroup). 

Encontro Anual do Compostela 3.jpg Encontro Anual do Compostela Group of Universities do qual a UMinho é membro (única universidade portuguesa)  e no qual Carla Martins integra a Comissão Executiva desde setembro 2015 (Santiago de Compostela, setembro 2015)​

Podem os Alumni UMinho beneficiar também da internacionalização da universidade?
Certamente que sim. Para a sua formação pós-graduada ou outros cursos, para conhecer a oferta de emprego em Portugal e no estrangeiro, e, não menos importante, para networking com outros Alumni que se encontram espalhados pelos quatro cantos do mundo. Temos hoje cerca de 55.000 Alumni na nossa rede, cerca de 3.000 dos quais vivendo em todos os continentes e com todo o tipo de trajetórias profissionais.

 


Mantenha-se em contacto. Passe a palavra. Partilhe connosco o seu percurso profissional. Envolva-se na divulgação da nossa UMinho. Quem sabe um dia desenvolvemos um programa de Embaixadores UMinho? Interessado/a? Contacte-nos. Hoje. A UMinho foi, é e será sempre a sua, a nossa, Casa!