A Peekmed​, start-up que criou um programa para otimizar cirurgias ortopédicas, chamou a atenção do grande público em maio de 2016, quando a comunicação social a destacou como a start-up portuguesa que desenvolveu o software utilizado na preparação da cirurgia ao joelho de um conhecido jogador de futebol. 

Os 3 fundadadores da PeekMed conheceram-se enquanto estudantes da UMinho. João Pedro Ribeiro e Sara Silva frequentaram o mestrado de Engenharia Biomédica e acabaram por trabalhar na mesma empresa antes de criar a Peekmed. Já Jaime Campos, estava a frequentar o mestrado em Informática quando se juntou a João, noutro projeto. 

 


A base tecnológica da PeekMed nasceu da dissertação de mestrado do seu CEO, João Pedro Ribeiro. A ideia da sua tese foi elaborar um software que permitisse transformar TACs e radiografias em modelos 3D, capazes de assistir profissionais de saúde no planeamento de intervenções cirúrgicas. 

No início de 2014, os alumni já estavam a trabalhar quando decidiram despedir-se para criar a PeekMed, uma solução de software desenvolvida para cirurgiões ortopédicos que pretende otimizar o processo do pré-operatório, simulando os resultados antes da cirurgia de modo a obter mais precisão e prevenindo eventuais efeitos inesperados. 

Segundo o CEO da Peekmed, com esta tecnologia os cirurgiões “conseguem perceber qual o problema do paciente com elevado detalhe, que tipo de abordagem devem adotar para a cirurgia e qual o material necessário, para além de ajudar a diminuir tempos de planeamento, tempos cirúrgicos, custos de esterilização de material e a potenciar o resultado final da intervenção”. O programa possui também uma base de dados alargada de próteses e acessórios operatórios, permitindo aos profissionais de saúde escolher a melhor combinação de ferramentas para cada caso.

Em dezembro de 2015, a start-up foi selecionada para investimento pela Portugal Ventures em resultado da candidatura à Call For Entrepreneurship. Este investimento, permitiu o desenvolvimento de uma nova versão do sistema PeekMed, o estabelecimento de diversas parcerias com fabricantes e distribuidores de material de ortopedia e a obtenção das certificações, bem como o aumento da equipa de trabalho, que hoje conta com oito membros, todos diplomados pela UMinho. 

Sendo a Engenharia Biomédica a formação académica de base da equipa da PeekMed, esta possui um conhecimento aprofundado no domínio da imagem médica e no desenvolvimento quer de software quer de hardware para a área da saúde. A empresa conta ainda com um Clinical Board que, conforme explica à Nós Alumni o co-fundador da empresa,  “auxilia no entendimento e desenvolvimento de novas funcionalidades de forma a responder às necessidades dos médicos e a ter as mesmas sempre presentes, de forma a responder a essas necessidades com os produtos desenvolvidos.” 

Neste momento a PeekMed tem mais de 500 utilizadores espalhados por mais de 30 países, como Portugal, Espanha, Brasil, Reino Unido, Estados Unidos e Índia. Fechar parcerias de distribuição com mais distribuidores e fabricantes são as próximas aspirações para estes alumni que, segundo nos conta João Pedro Ribeiro, “sempre tiveram na sua essência uma forte componente empreendedora patente durante toda a sua vida académica e profissional até à data. Por esse motivo, agarrar o seu próprio negócio foi um passo natural”. 


 * Artigo da rubrica Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo da News​​letter NÓS Alumni, desenvolvido em parceria com a TecMinho ​​

TecMinho_logoB.jpg