Chama-se Nutrium e é um software concebido para dietistas e nutricionistas. Procura simplificar o desenvolvimento de planos de nutrição, otimizar o processo de acompanhamento dos clientes e ajudá-los a cumprirem os seus objetivos. É este o produto chave da Healthium, spin-off da UMinho que se dedica ao desenvolvimento e comercialização de soluções de software na área da saúde. 

 


A ideia surgiu no início de 2015, quando André Santos, na altura aluno do mestrado de Informática da UMinho, teve necessidade de ir a uma consulta de nutrição e percebeu que poderia desenvolver uma solução que simplificasse o trabalho dos nutricionistas, assim como dos pacientes. O jovem empreendedor pediu então ajuda aos seus colegas de mestrado, Diogo Alves, Pedro Carneiro e Pedro Maia.

Nos poucos meses que se seguiram, o projeto venceu o Prémio Jovens Empreendedores do concurso SpinUM, entrou para a incubadora Startup Braga, fez parcerias com associações portuguesas de nutricionistas e de dietistas e obteve financiamento da Primavera BSS, viabilizando a criação da Healthium. 

O Nutrium é um software para nutricionistas e profissionais de saúde que permite a simplificação das suas tarefas mais complexas, como o planeamento, análise e criação de planos alimentares, os cálculos nutricionais, otimização do processo de acompanhamento e, ao mesmo tempo, ajudar o cliente a cumprir os seus deveres nutricionais. “A ideia é simplificar o trabalho do especialista, permitindo-lhe seguir de perto cada paciente”, explica André Santos à NósAlumni. “Já para o paciente, a ferramenta motiva-o a cumprir o plano alimentar, que pode consultar sempre, avisá-lo da hora das refeições e registar as medições e incumprimentos”. O software está aliado a uma aplicação móvel, disponibilizada para que os pacientes possam consultar o plano e passar informações ao nutricionista, que tem acesso, em tempo-real, ao seu progresso, permitindo-lhe ajustar o plano, fazer alterações ou até antecipar a data da próxima consulta. 

A equipa da Healthium que começou, inicialmente, com quatro pessoas da área da informática, conta agora com dez pessoas no total, sendo que uma está no Brasil a representar a marca. André Santos, CEO da spin-off minhota, sublinha que o Nutrium tem muito potencial para crescer, uma vez que “há cada vez mais cidadãos preocupados com a sua nutrição por razões de bem-estar, desportivas e sociais”. Segundo o ex-aluno da UMinho, “tem havido um acompanhamento crescente a pacientes com preocupações alimentares, como os obesos, hipertensos e diabéticos. A Organização Mundial de Saúde considera a obesidade a epidemia do século XXI, podendo atingir metade dos portugueses já em 2025”. 

A equipa da spin-off Healthium, que criou a aplicação Nutrium[4].jpg Alguns membros da equipa Healthium: Tomás Ferreira?, Pedro Maia, Pedro Carneiro, Diogo Alves, André Santos, Diana Cruz e André Geraldes 

A plataforma Nutrium já é utilizada em clínicas de Portugal e do Brasil, com mais de 8000 profissionais registados. Uma vez que o potencial de internacionalização é grande, chegar a outros países é um dos objetivos desta equipa, razão pela qual a plataforma já está disponível em português, inglês e espanhol e já começa a ter clientes no EUA, Canadá e Reino Unido. 

Como spin-off da UMinho, o crescimento da Healthium tem sido acompanhado por um grupo de docentes da universidade, que funcionam como mentores, e integra também alunos e profissionais da mesma. Segundo o coordenador do projeto, tudo o que os fundadores da empresa aprenderam durante o curso foi essencial para o progresso do produto. Mas ainda mais importante, “como alunos participamos em várias iniciativas extra-curriculares e associações, que nos ajudaram a desenvolver mais competências e a conhecer pessoas que agora nos ajudam em diferentes desafios.”

 * Artigo da rubrica Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo da News​​letter NÓS Alumni, desenvolvido em parceria com a TecMinho ​​

TecMinho_logoB.jpg