Inserido no projeto “Tutorias por Pares e Mentorias UMinho" e promovido pela Reitoria da Universidade, o Programa Mentorias UMinho visa, com a colaboração dos  alumni, ajudar os estudantes a conhecer as realidades do mundo laboral, contribuindo para a sua valorização pessoal e profissional e para um melhor ingresso no mercado de trabalho.

A edição piloto deste projeto, que é cientificamente enquadrado e, pelos seus moldes de funcionamento, inovador no contexto universitário nacional, foi lançada no passado dia 13 de abril, na Reitoria da UMinho. ​

Esta fase terá a duração de três meses, com fim previsto para o mês de julho. Com dois meses contados desde o arranque do Programa, preparamos uma reportagem vídeo sobre esta edição, com vários testemunhos de mentores e mentorandos. 

 


O mentor ajuda o mentorando a analisar, refletir e agir.


A sessão de lançamento assinalou o primeiro momento de contacto entre mentor e mentorando e incluiu a apresentação detalhada dos objetivos, regras e procedimentos das Mentorias UMinho. Todos os mentores são alumni da UMinho com experiência profissional relevante. Já os mentorandos, são alunos do 3º ano de licenciatura ou do 1º ano de Mestrado/4º ano de Mestrado Integrado, de qualquer área de saber/curso, que concorreram ao programa. 

Ao contrário da prática habitual neste tipo de programas, a associação dos mentores aos estudantes teve como critério fundamental a não correspondência entre as áreas disciplinares. Ou seja, a área de atividade do mentor e a do curso do estudante são necessariamente diferentes.

No entanto, e tal como a maioria dos programas de mentoria, pretende-se que o mentor, com base na experiência adquirida ao longo da sua carreira, ajude o mentorando no seu desenvolvimento pessoal e profissional, tornando-o mais apto a enfrentar as diversas situações com que se vai confrontar no dia-a-dia e a tomar decisões mais informadas sobre o seu futuro.   

A relação mentor/mentorando inclui experiências e conversas sobre os mais variados assuntos, em áreas selecionadas entre os envolvidos, e que podem passar, entre muitos outros aspetos, pela discussão de preocupações e dúvidas do estudante em relação ao contexto profissional, pela integração em redes ou pela promoção da autoconfiança, de competências interpessoais ou outras. 

Mentores e mentorandos na sessão de apresentação do Programa Mentorias UMinho, no Salão Nobre do Largo do Paço, em Braga

O Programa “Mentorias UMinho” tem coordenação científica da professora Teresa Freire e é coordenado a partir do Gabinete de Desenvolvimento da UMinho, a funcionar da dependência da reitoria e em articulação com as várias Escolas/Institutos da UMinho.
 

 Contactos:  
(+351) 253 601 035 / 253 60 10 30
mentorias@reitoria.uminho.pt
CP II, piso 2, sala 324