Maribel Miranda, do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, foi premiada com o galardão internacional “Innovación Educativa con TIC”, atribuído pela Edutec - Associação espanhola para o Desenvolvimento de Tecnologias Educativas. A distinção deve-se ao “Kids Media Lab”, um laboratório móvel que pretende iniciar os mais novos na programação e na robótica. A ação já chegou a mais de 300 crianças de cinco distritos do país. O prémio, num valor de 3000 euros, será entregue formalmente em novembro no Chile, no âmbito do congresso anual da Edutec.

Este projeto visa criar espaços de formação e de apoio à integração de novas tecnologias na educação pré-escolar, com atividades ligadas à programação e à robótica. “Levamos robôs e tablets para jardins-de-infância de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viseu, no sentido de perceber de que forma as crianças estruturam e desenvolvem o seu raciocínio quando usam as tecnologias e destacar as potencialidades destas no seu processo de aprendizagem”, afirma a pós-doutoranda do Instituto de Educação da UMinho.

As atividades de pensamento computacional, programação e robótica decorrem até ao final deste ano letivo. Entretanto já foram promovidas ações de formação para 150 profissionais ligados à área da educação. O próximo passo é levar o “Kids Media Lab” aos restantes agrupamentos escolares do país. “Os novos dispositivos e recursos tecnológicos podem contribuir para repensar e delinear atividades e conteúdos inovadores capazes de proporcionar experiências gratificantes e formas de brincar que potenciem a imaginação, a criatividade, a reflexão e o pensamento dos mais novos”, defende a aveirense de 39 anos, que vê neste prémio “o reconhecimento do trabalho desenvolvido e um estímulo importante para continuar”.

O estudo irá permitir, ainda, saber que tecnologias as crianças utilizam no seu dia-a-dia, potenciar o desenvolvimento de competências associadas à literacia digital, além de promover a criatividade e imaginação, através da representação simbólica associada à programação. No âmbito deste projeto, que termina em 2019, Maribel Miranda tem interagido com grupos de investigação da Tufts University e do MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA. O “Kids Media Lab” tem o site www.nonio.uminho.pt/kidsmedialab, conta com a supervisão do professor António Osório e é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.