O projeto de Ensino a Distância (EAD) da Universidade do Minho (UMinho) foi lançado em junho de 2015, no âmbito estratégia de alargamento da oferta educativa da instituição a profissionais, em qualquer ponto do mundo, que necessitem de uma formação técnica especializada. 

Dois anos passados, foram realizados 16 cursos online nas áreas das Ciências, Educação, Enfermagem, Medicina e Engenharia, abrangendo cerca de mil alunos, maioritariamente europeus, mas também da América, África e Ásia. 

Para fazer um balanço do Ensino a Distância na UMinho e saber quais são os projetos para o futuro, a NÓS Alumni conversou com Filipe Vaz, pró-reitor para os Novos Projetos de Ensino e responsável por este programa.

Que balanço faz destes dois anos de existência do Ensino a Distância da UMinho?
 
O balanço é francamente positivo. Conseguiu-se, em dois anos, consolidar políticas e práticas de implementação de cursos online na UMinho. Em finais de 2015 implementámos três cursos online para cerca de 100 alunos espalhados pelo mundo. Em 2016 foram implementados mais 9 cursos, tendo-se desenvolvido 168 filmes educativos, texto e diapositivos com voz, envolvendo 36 docentes que criaram os cursos e os conteúdos educativos adequados. Os 12 cursos online realizados permitiram a cerca de 1000 alunos, espalhados pelo mundo, obter novos conhecimentos em áreas de investigação e ensino da UMinho e obter certificados com 3 a 5 ECTS que lhes podem permitir obter equivalências após ingresso em ciclos de ensino da UMinho.

PR_FVaz (3)2014.JPGFilipe Vaz, pró-reitor para os Novos Projetos de Ensino

Em 2016, reforçou-se a aposta na Formação de Docentes em temas do Ensino a Distância, desenvolveram-se formações à medida para docentes, não só da UMinho, mas também da UTAD, e foram preparadas as equipas de professores para as novas dinâmicas do ensino digital e a distância, com requisitos específicos de design pedagógico online, criação de conteúdos educativos, e dinamização da aprendizagem de alunos a distância. Foram criadas equipas técnicas para a produção dos conteúdos educativos, para o apoio aos docentes no uso da Blackboard para os cursos a distância e foi desenvolvido um modelo de ensino a distância adequado. No Senado Académico foi aprovado um Regulamento do Ensino a Distância na UMinho, que garante a qualidade e rigor do projeto, bem como a sua consolidação na Academia Minhota.
 
Em alguns cursos, como os de Contactologia da Superfície Ocular, Terapia Visual, Geoparques ou Psiquiatria, há segundas e terceiras edições do mesmo curso, demonstrando que as apostas têm sido acertadas, e que os cursos respondem claramente a necessidades do mercado.
 
As dinâmicas de criatividade e inovação induzidas pelo projeto de ensino a distância vêm claramente demonstrar que a UMinho está na linha da frente de uma Universidade Digital, que se quer mais próxima dos alunos, onde quer que esses se encontrem. ​

Que novos cursos vão ser lançados a partir de junho? 
 
Estão a ser criados e produzidos conteúdos educativos para 7 cursos, nomeadamente: “Engenharia de Tecidos e a Medicina Regenerativa”, “Validação de Métodos Analíticos e Controlo de Qualidade”, “Ciência com Vistas - Uma vis(i)ta multidisciplinar”, “Ciência e Engenharia de Biofilmes”, “Psiquiatria - 2ª Edição”, “Supervisão Pedagógica e Desenvolvimento Profissional de Educadores e Professores - 2ª Edição”, e o “Curso de Enologia”, em parceria com a UTAD.

O Projeto UNorteX​, iniciado este ano no consórcio UNorte, irá permitir criar outros tantos cursos online em sinergia entre as três Universidades (UMinho, UPorto e UTAD), o que se afigura também como um excelente instrumento de crescimento deste projeto inovador da UMinho. 

Quais têm sido as áreas de formação mais procuradas?
 
O investimento e empenhamento dos docentes na oferta educativa de cursos online tem sido excecional. Os cursos mais procurados, são os que envolvem docentes em áreas de investigação e ensino de ponta, nas quais a UMinho é reconhecida pelo mercado. Estes docentes, departamentos e escolas têm já uma grande ligação à sociedade e a redes de profissionais no mercado, como é o caso das áreas das Escolas de Ciências (optometria e geoparques) e Medicina (psiquiatria).  
 
Referiu anteriormente a proveniência de estudantes de vários continentes. Existem muitos estudantes estrangeiros ou são maioritariamente nacionais? O que está a ser feito no domínio da internacionalização?
 
Os alunos são maioritariamente da Península Ibérica, embora seja de ressaltar que nestes dois anos tivemos muitos alunos de outros pontos do globo. Do Japão, Arábia Saudita, Brasil, México, Equador, EUA, Angola, Moçambique, Uganda, Israel e muitos da Europa. 
 
A internacionalização do projeto EAD da UMinho está a ocorrer incrementalmente. Prevê-se a assinatura de convénios com organizações e redes profissionais internacionais que possam alavancar a quantidade de alunos a distância. A participação em feiras e eventos internacionais, em que se apresente o catálogo de cursos a distância da UMinho, bem como o permanente suporte dos docentes nesta matéria, são vetores de crescimento.

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Que feedback tem tido por parte dos formandos e professores sobre os diferentes cursos?
 
As experiências de alunos e professores têm sido muito positivas. Os professores participam numa nova forma de ensinar, sem o contacto habitual da sala de aula, facilitando a aprendizagem dos alunos através dos materiais, exercícios e exames que desenham. Tem sido riquíssima a experiência dos docentes na criação de materiais de estudo em formato digital, muitos em filme educativo, que é uma novidade na prática docente (criar storyboards e criar conteúdos em filme tem sido estimulante). 

As sinergias com a equipa de gestão e produção de ensino a distância (que gere e dá suporte ao processo de ensino a distância na UMinho), garante uma relação de proximidade com os docentes e destes com as tecnologias. Esta forma de gestão do ensino a distância, permite ao professor centrar-se na criação do curso e dos materiais educativos em que é especialista, concentrando-se no papel de e-professor, criador de materiais de estudo, de exercícios e exames, sendo o moderador das aprendizagens dos alunos a distância. Na avaliação da qualidade dos cursos os alunos têm deixado testemunhos encorajadores. (ver testemunhos abaixo). 

Acha que as expetativas iniciais foram superadas? Quais sãos os desafios que o futuro coloca para este programa? 

Sabíamos do potencial deste projeto, e acreditamos que este já se apresenta como uma realidade incontornável da oferta educativa da UMinho. Parece-nos que as expetativas foram superadas embora ainda tenhamos muito caminho pela frente.

Ainda em 2017, pretende-se alargar o catálogo de cursos online, trazendo mais docentes e unidades orgânicas para o projeto, incentivando a uma oferta educativa mais flexível e dirigida a profissionais no mercado de trabalho em qualquer parte do mundo. Temos consciência que a investigação e ensino que se fazem na UMinho são de excelência e devem servir para formar profissionais pelo mundo fora, contribuindo para projetar uma marca de inovação e a Universidade Digital.

TESTEMUNHOS DE FORMANDOS

Tratando-se de um curso a distância, é um curso muito completo, vai de encontro com a prática do nosso dia a dia e, apesar de por vezes surgirem dúvidas, existe sempre forma de as esclarecer: quer por chat, email... Agradou-me a forma como se abordou os temas. Mesmo a nível da avaliação, houve o cuidado de colocar as questões o mais prático possível. Recomendo a realização deste curso, pois não só por vezes nos esquecemos de avaliar a visão binocular, como por vezes surgem casos que não sabemos resolver! Com este curso comecei a ajudar os meus pacientes a diminuir os sintomas apresentados assim como magnificar a sua visão binocular! (Portugal -  "Terapia Visual nas Disfunções Acomodativas e Heterofóricas")


Quero agradecer a boa organização do curso, conteúdos muito ricos e curso muito estimulante. (Itália - "Geoparks")


O corpo docente foi extraordinário, o que reforça a minha opinião de universidade de excelência porque, para além de se preocupar com a qualidade da organização do curso, dos materiais disponibilizados e das aprendizagens, preocupa-se também com os seus alunos e com os seus problemas, integrando e ajudando a encontrar soluções. (Portugal -  "Supervisão Pedagógica e Desenvolvimento Profissional de Educadores e Professores")


Achei este curso muito útil. Penso que ele está bem orientado para organizações em alguns países que querem organizar geoparques. Serviços geológicos e municípios são exemplos deste tipo de organizações.  (Arábia Saudita  – "Geoparks")


Quero dizer-lhe o quanto gostei do curso. Foi informativo e diversificado e acho que cobriu uma vasta gama de assuntos relativamente à criação de geoparques. Estando a trabalhar nesta área, penso que me deu as ferramentas e o acesso aos recursos certos para me orientar no meu objetivo. (Israel – "Geoparks")