​​A F3M foi fundada em julho de 1987 por quatro recém-licenciados em Engenharia de Sistemas e Informática da UMinho, sendo o nome inspirado nas iniciais dos apelidos dos seus fundadores. A sua estrutura foi sofrendo diversas alterações ao longo dos anos, transformando-se em 2007 em sociedade anónima e assumindo a designação F3M Information Systems, S.A.


 

A celebrar 30 anos de existência, a F3M é hoje uma das maiores empresas portuguesas especializadas em Tecnologias da Informação e Comunicação. Com sede em Braga e escritórios em Lisboa, Luanda e Maputo, dedica-se à conceção, produção e implementação de software para mercados verticais, vertente que coexiste com uma forte atividade no fornecimento de ERP (Enterprise Resource Planning), soluções de infraestrutura tecnológica, telecomunicações, serviços de consultoria e formação certificada. 

Atualmente a F3M – Information Systems é constituída por quatro empresas: a DotPro​, em Avanca, a Megalentejo, em Ponte de Sor, a F3M Angola​, com sede e escritório de apoio em Luanda e a F3M Moçambique​, com sede em Maputo. Fruto de uma política sustentada de internacionalização, as soluções desenvolvidas pela empresa marcam presença em mais de 100 países e têm mais de 12.000 clientes em todos os continentes, atingindo uma faturação agregada acima de 7 milhões de euros, quase 30% proveniente do exterior. 

Esta empresa de Braga fornece todas a áreas de mercado, sendo os setores da Economia Social, Ótica, Indústria Têxtil e do Vestuário, Construção Civil e Imobiliário e o Scouting para o futebol as suas áreas principais de atuação. Nos dois primeiros setores é líder nacional, respetivamente com 59% e 53% do mercado de software

A promoção de políticas de responsabilidade social é uma das principais características da empresa, apostando no empenho do bem-estar dos seus recursos humanos e na atenção à comunidade envolvente. Esta aposta valeu-lhe a inclusão no guia europeu de responsabilidade social das empresas e na rede nacional de responsabilidade social das organizações. 

f3mrh.jpg
A F3M tem também vindo a obter diferentes distinções, nomeadamente a Certificação em Investigação, Desenvolvimento e Inovação, sendo uma das poucas empresas portuguesas com esta classificação. Integra a rede PME inovadoras COTEC e foi eleita uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal pelo sexto ano consecutivo. Conta com uma equipa de 132 colaboradores fortemente especializados, 84% dos quais com formação académica. Dos elementos diplomados que trabalham na sede, mais de 60% são provenientes da Universidade do Minho, demonstrando a aposta que a empresa faz na qualificação dos seus quadros, a importância e o reconhecimento da instituição académica onde se formaram os seus fundadores. 

* Artigo da rubrica Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo da News​​letter Nós Alumni, desenvolvido em parceria com a TecMinho ​​

TecMinho_logoB.jpg