O prémio Científico Mário Quartin Graça foi atribuído a dois portugueses e uma brasileira cujas teses de doutoramento se destacaram no concurso, nas categorias de Ciências Sociais e Humanas, Tecnologias e Ciências Naturais e Ciências Económicas e Empresariais. Este prémio, atribuído pelo Banco Santander Totta e pela Casa da América Latina, distingue investigadores portugueses ou latino-americanos em universidades de Portugal ou da América Latina.

A brasileira Daniele Fontoura e os portugueses Vítor de Sousa e Jorge Fernando Pereira vão receber cinco mil euros cada pelo trabalho académico desenvolvido, indica um comunicado enviado à comunicação social.

Vítor de Sousa, antigo estudante do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, venceu com a tese "Da 'Portugalidade' à Lusofonia" na categoria "Ciências Sociais e Humanas". Orientada por Moisés de Lemos Martins, a tese assenta na problemática da identidade, desconstruindo o conceito de 'portugalidade', que foi forjado nos anos 50 e 60 do século XX durante o Estado Novo, e dissociando-o da ideia de lusofonia.  O alumnus é, atualmente, gestor de ciência do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade  da Universidade do Minho, onde integra o Grupo de Estudos Culturais.

Já Jorge Fernando Pereira,  ex-aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Biológica - Ramo Tecnologia Química e Alimentar, escreveu sobre "Um conto de dois bioprocessos" e venceu na categoria "Tecnologias e Ciências Naturais". O cientista é, desde Julho de 2014, Professor Doutor Assistente do Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - Universidade Estadual Paulista, UNESP (Araraquara).

Daniele ​Fontoura trabalhou sobre o "Envelhecimento e Mercado de Trabalho do Setor Hoteleiro Brasileiro e Português: Uma Perspetiva de Género", título da tese, sob a tutela da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Venceu na categoria "Ciências Económicas e Empresariais".​

Para esta distinção, atribuída pelo Banco Santander Totta e a Casa da América Latina - e que visa distinguir teses de doutoramento realizadas por investigadores portugueses ou latino-americanos em universidades de Portugal ou da América Latina - concorreram doutorandos de vários países, como Colômbia, Venezuela, Argentina, Chile, Panamá e Uruguai, segundo o comunicado.

A cerimónia de entrega do prémio deverá ocorrer em dezembro.