História da empresa desde os anos 40

O grupo dst desenvolve a sua atividade principal na construção civil e obras públicas, setor de atividade que lhe deu origem e no qual é um dos grupos nacionais de referência. Com reputada e sólida experiência, desde sempre soube acompanhar as exigências de mercado e apostar em áreas de atividade competitivas. Procurando alargar o seu portfólio de negócios e seguindo as tendências da atualidade, expandiu a sua atividade aos setores das águas e saneamento, das telecomunicações, das energias renováveis, real estate e ventures, áreas que tenciona alargar, quer a nível nacional quer a nível internacional. A engenharia & construção desenvolve a sua atividade na área da construção civil e infraestruturas, sendo apoiada por centros produtivos complementares à construção, como é o caso do departamento de aplicação e produção de misturas betuminosas e os departamentos de logística e de manutenção (responsáveis pela gestão, conservação e manutenção dos equipamentos da entidade) desde a década de 40.

O grupo foi constituído em 1999, tem sede em Palmeira – Braga, sendo a empresa-mãe a dst-sgps, s.a., que tem como objeto social a gestão de participações sociais de outras entidades como forma indireta do período de atividades económicas nos setores de engenharia e construção, ambiente, energias renováveis, telecomunicações, real estate e ventures.

A dst afirma-se com o slogan: “building culture - uma cultura de construção que constrói cultura.” O grupo não só acredita nos benefícios da incorporação da arte e cultura nas organizações para o bem-estar dos seus colaboradores, como também considera ser possível fazer negócios a falar de cultura. Esta é, pois, uma aposta estratégica que reflete o seu ADN e que tem demonstrado resultados sólidos no decorrer dos anos. Prioriza as atividades culturais desde o seu princípio, elevando o seu posicionamento e diferenciando-se na forma de fazer negócios.

​​​I&D e Inovação

Desde cedo, o grupo dst assumiu a Investigação & Desenvolvimento como uma atividade fundamental para a sua estratégia de diversificação, a qual passa também por uma clara aposta nas novas tecnologias. Nesse sentido, o grupo aposta já há largos anos na innovation point, uma empresa vocacionada para potenciar, avaliar, produzir e comercializar ideias inovadoras, nomeadamente através da criação de novas categorias de produtos, serviços ou modelos de negócio que desafiam os paradigmas estabelecidos e geram acréscimos significativos de valor para os consumidores, para os clientes e para o próprio grupo dst.

O dinamismo da innovation point esteve na base de diversos e inovadores projetos, supra apresentados na análise da área de negócio de ventures. Todavia, a atividade de Investigação & Desenvolvimento não se resume àquela que é realizada pela innovation point, detendo o grupo dst parcerias com centros de investigação, universidades ou empresas nacionais e internacionais. Prova disso são os 4 projetos de Investigação & Desenvolvimento que o grupo se encontra neste momento a conceber em áreas que vão desde a gestão eficiente de redes de abastecimento de água, eficiência energética, monitorização e ventilação de humidade em prédios, à smart lightning. Todos estes projetos envolvem parcerias com universidades e centros de investigação, algumas delas multinacionais, sendo isto prova do dinamismo e capacidade de estabelecer pontes que caracteriza o grupo. As renovações das certificações em IDI por parte das 4 empresas do grupo já previamente certificadas atestam as boas práticas existentes no grupo e a qualidade dos processos instaurados.

Transversalmente a todo o grupo, é fomentada uma cultura ativa de inovação junto de todos os seus colaboradores, de que são exemplos a campanha de comunicação interna "decidinovar" e o incentivo dado pela Administração para que todos os colaboradores dediquem pelo menos meia hora por dia à criatividade e à inovação.​

Sustentabilidade e Ambiente

As questões ambientais encontram-se na primeira linha das suas preocupações, nomeadamente nas atividades associadas à construção, que pela sua natureza e dimensão apresentam maiores impactos no meio ambiente pela incorporação de materiais e energia e produção de resíduos.

O grupo compromete-se em termos de sustentabilidade ambiental a prevenir a poluição, nomeadamente a praticar um consumo responsável dos recursos naturais, a reduzir a utilização de produtos perigosos e a produção de resíduos e a potenciar o desenvolvimento de processos e procedimentos que causem um menor impacto ambiental. O progresso do grupo dst rumo à sustentabilidade constitui uma tarefa inesgotável e um desafio permanente, assumindo-se como uma referência nacional, quer ao nível da responsabilidade social, cultural e ambiental, bem como no combate ao desemprego. Apostam claramente no crescimento e diversificação como pilares fundamentais da criação de valor duradouro, através do aproveitamento de sinergias e de um amplo conjunto de negócios centrados na cadeia de valor da construção. As questões ecológicas e de sustentabilidade também se encontram na primeira linha das preocupações do grupo. O crescimento e desenvolvimento dos seus vários departamentos e empresas tornaram evidente a necessidade de proceder a uma integração das questões ambientais no sistema de gestão, de modo a satisfazer as necessidades socioeconómicas e protegendo o ambiente.

Assim, o grupo dst adotou uma política de gestão que inclui critérios ambientais como o desenvolvimento de processos e procedimentos que causem um menor impacto ambiental, praticar um consumo responsável dos recursos naturais e prevenir a poluição, nomeadamente reduzindo a utilização de produtos perigosos e a produção de resíduos.​

receção dstgroupa.jpg  Receção do grupo dst

Recursos Humanos

A dst acredita que o desenvolvimento dos trabalhadores passa, antes de mais, pela abertura ao diálogo e pelo cuidado demonstrado com o seu bem-estar. Procura assim incutir na cultura corporativa do grupo aspetos tão importantes como a segurança e a saúde, bem como a preservação ambiental, o incentivo à participação ativa na vida da empresa, a partilha de experiências, projetos e opiniões.

O capital humano é uma prioridade para o grupo dst, pelo que a formação e incentivo à leitura, a promoção de estilos de vida saudáveis, a oferta de cuidados médicos e a valorização da estética e bom gosto são fundamentais. Nesta medida, o grupo oferece aos seus colaborares um conjunto de benefícios que visam contribuir para a sua satisfação e bem-estar e que, no seu conjunto, asseguram uma melhor qualidade de vida, incluindo também a suas famílias (seguro de vida e saúde gratuitos, gabinete médico de medicina geral, dentária e enfermagem, dois campos de futebol e um campo de ténis, bem como um espaço de máquinas de manutenção física aeróbica, uma horta para produzir os seus próprios hortícolas, entre outros).

Com o objetivo de alargar os horizontes culturais, são disponibilizados bilhetes para espetáculos no Theatro Circo de Braga, que esgotam consecutivamente. No dia de aniversário, é oferecido a cada colaborador um livro, uma iniciativa que foi estendida aos alunos de três agrupamentos de escolas do distrito de Braga. O grupo dispõe também de uma biblioteca equipada e em que os colaboradores podem requisitar livros e revistas de diversas áreas de especialidade.

Foram também estabelecidos protocolos para proporcionar condições especiais aos trabalhadores para serviços de cabeleireiro /consultor de imagem. Por ocasião do aniversário de cada colaborador é oferecida uma sessão de consultadoria de imagem. Num espaço criado para o efeito no edifício principal da sede, os trabalhadores podem ainda usufruir de serviços de manicura.

Finalmente a dst tem uma política cada vez mais sustentada de apoio à conciliação entre a vida pessoal e familiar, quer através da flexibilização do horário normal de trabalho, quer através da promoção de alguns benefícios sociais como o ticket ensino e educação e descontos em instituições como creches e jardim-de infância. Desta forma, e pela primeira vez este ano, está a ser experimentada, em programa piloto, um campo de férias para filhos de familiares mais diretos dos colaboradores, uma experiência positiva para crianças dos 4 aos 14 anos e que decorre nos espaços do complexo dst.

Responsabilidade Social Empresarial

O grupo dst prossegue, desde sempre, uma política de responsabilidade social baseada em estratégias de sustentabilidade que contemplam a preocupação com o bem-estar coletivo e com os efeitos sociais e ambientais da sua atividade. O programa alargado de responsabilidade social do grupo dst abrange áreas como a cultura, a educação, a saúde, a segurança, o ambiente e o conhecimento. Este programa é transversal ao grupo e é desenvolvido em contexto externo e interno, envolvendo todos os colaboradores, e em linha com os valores do grupo dst. Esta preocupação por estas temáticas não só incrementa a riqueza pessoal de cada colaborador como contribui para o meio em que se integra e transmite ao mercado o posicionamento distintivo de um grupo "culto, cosmopolita e cool", projetado numa imagem de modernidade e de dinamismo social, cultural e económico.

Cultura e Mecenato

Entre as diversas iniciativas empreendidas, o grupo atribui maior importância à solidariedade social, à cultura, à arte e à educação. Há mais de 30 anos que a dst é o principal mecenas da Companhia de Teatro de Braga e apoia e dinamiza atividades como, por exemplo, a Feira do Livro de Braga, o Grande Prémio de Literatura dst, que este ano distinguiu o escritor e poeta Manuel Alegre, o Prémio Internacional de Fotografia "emergentes dst", que elege a melhor obra fotográfica contemporânea a nível internacional, o projeto galeria emergentes dst e a parceria com a Shairart​,  através de uma plataforma online com galerias reais associadas: shairart,  entre muitos outros​.

 

Formação

Em 2015 o grupo dst manteve a estratégia de aposta na formação e procurou apostar em áreas de formação inovadoras e multidisciplinares de modo a responder aos permanentes desafios e necessidades dos colaboradores, como uma boa prática de gestão do capital humano.

Todas as etapas do processo de formação, desde o planeamento das ações até à avaliação das mesmas, resultam no Diagnóstico das Necessidades de Formação, feito em estreita articulação com as Direções de cada Departamento e as Administrações das empresas do grupo. Têm evidenciado desde sempre uma constante preocupação com a formação profissional dos seus trabalhadores como forma de enriquecimento do capital humano, através da realização de programas de formação para todos os perfis identificados, a formação contínua para a gestão de operacionais, quadros intermédios e a formação especializada e de cariz tecnológico. Todas as ações de formação identificadas e realizadas são ajustadas às reais necessidades dos trabalhadores. O grupo tem uma política de apoio a formação externa no que diz respeito a doutoramentos, MBA's, pós-graduações, mestrados e cursos especializados para executivos frequentados pelos colaboradores, nomeadamente suportando os custos associados.

Em 2015 foram ministradas 8.736 horas de formação contínua de ativos, abrangendo 405 colaboradores, que corresponde a uma percentagem de 40% do total dos trabalhadores da empresa.​

Sensibilização Ambiental

A adoção de ações de sustentabilidade garante a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Ao nível da mudança de comportamentos a aposta incide, desde o início, na formação e sensibilização dos trabalhadores para as questões do ambiente, tentando que a integração e a colaboração de todos neste projeto sejam tão amplas quanto possível. A sensibilização ambiental tem também incidido em campanhas que se prolongam no tempo, como a GreenCork da Quercus, à qual aderimos há alguns anos, e em que distribuiu lâmpadas de baixo consumo aos colaboradores que entreguem rolhas de cortiça. A campanha Eu Reduzo 20% visa a redução do consumo de combustível, dos custos com a manutenção e número de acidentes, promovendo a redução das emissões poluentes lançadas para a atmosfera. Esta campanha foi candidata ao Green Project Awards Portugal 2014 na Categoria de Consumo Sustentável. Participam, desde 2012, na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, promovendo várias ações de sensibilização para a prevenção da produção de resíduos.  

No ano de 2015 foram realizadas 541 ações de sensibilização num total de 192 horas. A maioria no âmbito do acompanhamento ambiental das empreitadas, com especial incidência na separação de resíduos, limpeza do estaleiro e frentes de obra e prevenção e atuação em caso de derrames com produtos químicos.

Atividade internacional

Na prossecução da expansão internacional que o grupo dst vem promovendo, a atividade internacional do grupo dst no decurso de 2015 continuou a ser significativamente reforçada, nomeadamente através de Vendas e da Prestação de Serviços em diversas áreas geográficas.

Com efeito, na prossecução da expansão internacional que o grupo vem promovendo, registaram-se operações em 11 países, quer nas exigentes geografias africanas, quer nos desenvolvidos e sofisticados mercados europeus, entre outros. Por outro lado, foram diversas as iniciativas comerciais e propostas apresentadas em outros 14 países, dispersos pelos continentes americano, africano, europeu e asiático.

Internacionalização.pngAinda no âmbito internacional, o foco do grupo mantém-se numa diversificação geográfica selecionada em função das oportunidades comerciais que estejam subjacentes, por forma a otimizar o investimento associado e, assim, relativizar alguma da importância do mercado angolano nas operações internacionais do grupo, atendendo ao momento de alguma instabilidade económica que assola aquele país. Neste sentido, os projetos internacionais têm vindo a ser desenvolvidos em diferentes áreas de negócio, nomeadamente, Engenharia & Construção, Energias Renováveis e Ambiente.

Assim, em virtude de todo o esforço consciente e tendo por base uma política prudente na abordagem aos mercados e aos investimentos associados ao processo contínuo de internacionalização, o volume de negócios internacional do grupo dst, no final de 2015, evidenciou a consolidação do crescimento face ao mesmo período de 2014 (+53,6%), tendo já superado os 40,2M€, valor este que ascende a 19,5% do total do volume de negócios consolidado do grupo dst.

Importa realçar que para o excelente desempenho internacional do grupo, no decurso de 2015, contribuíram as operações em França, em Angola, na Venezuela e Argélia, bem como o início da atividade da bysteel uk, enquanto empresa do grupo dst no Reino Unido.

O grupo dst e a Universidade do Minho

A ligação entre a Universidade do Minho e este grupo tem já longos anos. A dst tem apoiado diversas iniciativas culturais e de formação da UMinho entre as quais se encontram a parceria com o Instituto de Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho, um programa de Bolsas de Mérito para os alunos que ingressam no curso de Mestrado Integrado em Engenharia Civil, o patrocínio das Conferências Alumni de 2015 e 2016, entre muitas outras iniciativas

Assinatura protocolo dst e UM - bolsas engenharia civil (2).jpgAssinatura de protocolo entre dst e a UMinho - programa de Bolsas de Mérito​ de Engenharia Civil

Perspetivas atuais e de Futuro do grupo dst

A nível económico, a estratégia do grupo mantém-se centrada na consolidação do seu volume de negócios e na manutenção da sua quota de mercado em território nacional e internacional, procurando aumentar a satisfação e fidelização dos seus clientes através dos produtos comercializados, serviços prestados e relações de confiança desenvolvidas.

O grupo tem tido um crescimento considerável na área das Telecomunicações, com novos parceiros e clientes e alargamento da equipa de trabalho. A consolidação da área das Ventures, que conta com novas empresas participadas que foram conquistando reconhecimento nacional e internacional pelo seu caráter inovador. A 2bpartner é uma sociedade gestora de fundos de capital de risco com ativos sob gestão de 4M€ referentes ao Fundo Minho Inovação e Internacionalização. Além do suporte financeiro aos projetos, a 2bpartner apoia a gestão das suas participadas, potenciando sinergias entre as diferentes experiências dos investidores (www.2bpartner.com). A innovation point dedica-se, desde 2006, à incubação e desenvolvimento de ideias disruptivas dando origem a novos produtos (http://www.innovpoint.com).

Aliando as necessidades dos ocupantes e a oportunidade pretendida pelos investidores, desenvolvem negócio imobiliário inovador nos seus vários segmentos, tanto residencial como corporate, assumindo um modelo "build to rent", com um foco especial na reabilitação, requalificação e regene­ração urbana contrinuindo para um ambiente construído sustentável. Pretendem assim promover investimentos que contribuem para a superação dos principais desafios deste mercado e estamos na linha da frente na premente revolução que irá alterar a definição de urbe – as smart cities e novas formas de ocupação dos espaços.

O grupo criou também em 2016 uma empresa dedicada à especialidade de construção e manutenção de ferrovia e catenária e uma outra de revestimentos e fachadas que prevê ser uma área importante para reforço do grupo em engenharia & construção.

A dst desde sempre estabeleceu como o principal objetivo a colmatação dos anseios do cliente, apresentado soluções de índole construtiva e económica diferenciadora face à oferta do mercado. Numa procura incessante pelo cariz inovador e diferenciador relativamente à concorrência, o grupo iniciará este ano a implementação do BIM (Building Information Modeling). Consiste numa metodologia de partilha da informação e de comunicação entre todos os intervenientes e durante todas as fases do ciclo de vida de uma construção que se apoia num modelo digital, acessível por software o qual permite a manipulação virtual dessa mesma construção. Deste modo, o grupo, poderá proporcionar uma experiencia ao cliente inovadora: para além da participação no processo evolutivo do projeto e construção, pode visualizar a obra antes sequer de ir para o terreno, em todas as suas valências: arquitetura e engenharia. Para o cliente, este tipo de modelos permitir-lhe-á ainda determinar qual o valor dos custos de manutenção do seu projeto. A aposta no BIM, permitirá também dotar o grupo dst de melhores ferramentas para a expansão ao nível internacional. Em França e Inglaterra a execução de projetos utilizando BIM será, num curto espaço de tempo, obrigatório, pelo que as empresas que pretendem executar obras nestas geografias terão que dominar este tipo de metodologia.

Contudo, a génese do grupo dst, a irreverência e a diferenciação crónica, não se poderia exprimir pela mera implementação de novos conceitos no seu processo de execução, pelo que este ano iniciou uma parceria com a Universidade do Minho, da qual resultará um doutoramento que tem como principal objetivo, dada a imaturidade das ferramentas BIM, refinar o método e dotá-lo de soluções diferenciadoras que posicionem o grupo num nível distinto em comparação com o que existe atualmente no mercado. 

O desenvolvimento urbano na próxima década será marcado pela tendência das Smart Cities que será impulsionada pela procura de soluções de conectividade, de aparelhos inteligentes de sensorização, de soluções de armazenamento de energia e de multi-energia bem como de novos modelos de negócio. O grupo dst tem as valências necessárias para dar resposta a esta nova procura.

​ 

* Artigo da rubrica Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo da News​​letter Nós Alumni, desenvolvido em parceria com a TecMinho ​​

TecMinho_logoB.jpg