No passado dia 23 de julho, foi lançado o Qualifica IT, uma iniciativa que resulta da visão estratégica e integrada da InvestBraga para a captação de investimento, juntamente com o IEFP e a Universidade do Minho. O Qualifica IT visa a captação de novos investimentos para a região de Braga, através da reconversão de competências na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

O programa, que conta com a colaboração de mais de 20 empresas e cuja primeira etapa de formação arranca em setembro, inicia na próxima semana o processo de seleção de candidatos. O desafio é lançado a desempregados com licenciaturas em ciências, matemáticas, engenharias ou tecnologias que se podem candidatar de imediato. Serão realizadas na quinta-feira dia 29 sessões de apresentação que decorrerão na Universidade do Minho.

“Precisamos de talento para atrair investimento” avançou Carlos Oliveira, afirmando que o “Qualifica IT é mais uma ação agregadora dos atores regionais para a captação de mais empresas para Braga”. O Presidente da InvestBraga sublinha ainda que o programa de reconversão de competências resulta da perceção da “procura crescente de recursos existentes para a área das TIC” e da “necessidade de gerar quadros qualificados para responder às solicitações das empresas do sector”.

O programa pretende dotar os formandos com competências adequadas às necessidades das empresas da área de desenvolvimento de software, nomeadamente com formação nas principais tecnologias e linguagens de programação, atualmente utilizadas, assim nos vários tipos de aplicações.

Com a duração de sete meses, e 600 horas de formação dada pela Universidade do Minho, o programa culmina depois num momento de aplicação prática, com a realização de um estágio de três meses, numa das mais de 20 empresas que até agora aderiram ao programa, e outras que pretendam aderir ao programa, entre as quais se destacam, por exemplo, a Siemens, a IBM, a Bosch, a Primavera BSS, a WeDo Technologies, a ASAP54 e a Acccenture.

Até final de 2016 a InvestBraga compromete-se a lançar para o mercado de trabalho 200 novos quadros qualificados, com a primeira fase do Qualifica IT a arrancar em setembro, da qual saem os primeiros 100 formandos.

Após a apresentação oficial, a InvestBraga, o IEFP e a UMinho iniciam já, na semana de 26 a 30 de julho, os trabalhos para a captação do interesse dos desempregados, com a abertura das candidaturas para a formação, assim como com a realização de uma sessão de apresentação e esclarecimentos na Universidade do Minho. Todos os interessados podem enviar a sua informação curricular o dados de identificação para qualifica-it@iefp.pt

António Cunha, Reitor da Universidade do Minho, destaca que as unidades curriculares que integram o Qualifica IT “são creditáveis” e podem ser tidas em conta “para futuros exercícios de formações pós-graduadas” que os formandos queiram integrar.

Já o Secretário de Estado do Emprego, também presente no evento, salientou que “o objetivo final do programa é que os jovens saiam do lado errado da equação e passem para o lado correto, que é o emprego”. Óctávio Oliveira sublinhou ainda que “não podem existir oportunidades de trabalho que não sejam aproveitadas” já que “apesar da elevada taxa de desemprego há dificuldade em preencher lugares nas áreas da programação, da economia digital e da robótica”, assumindo que o Qualifica IT vai “prover qualificações para que estas oportunidades possam ser aproveitadas”.

Jorge Gaspar reforçou o compromisso do Instituto de Emprego e Formação Profissional no programa, afirmando que faz parte da missão do IEFP “a requalificação de formação e a integração profissional”. Ideia também sublinhada por Ricardo Rio, Presidente da CM Braga que afirmou que Braga está assim a “criar um centro de competências”, trabalhando continuamente para “manter, criar e formar emprego”.