O designer Miguel Neiva foi reconhecido pelo Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, com a Ordem de Mérito Civil pelo trabalho desenvolvido na criação do ColorADD – Sistema de identificação de cores para daltónicos, na Sessão Solene comemorativa do 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em Lamego​.

Miguel Neiva desenvolveu em 2008, aquando do seu mestrado em Design e Marketing pela Universidade do Minho, um código gráfico monocromático para comunicar a cor aos daltónicos. Aliando o design à semiótica e ao marketing, este código permite que os daltónicos possam identificar qualquer tipo e variante de cor. Trata-se de um sistema universal de identificação de cores desenhado a pensar na inclusão das pessoas que sofrem desta patologia - cerca de 350 milhões em todo o mundo e 10% de toda a população masculina.

O daltonismo é uma alteração congénita, diagnosticada apenas em 1974, que limita a capacidade de distinção de cores. Num mundo onde a comunicação é cada vez mais visual e gráfica, aumenta o potencial de exclusão social das pessoas daltónicas. As implicações são inúmeras e começam a manifestar-se, por norma, nos primeiros anos de escola quando a criança demonstra uma escolha considerada desaquada das cores. Ao longo da vida, o daltonismo tem implicação em decisões de compra e de selecção, pode ser um factor de impedimento profissional por questões de segurança  e de limitação social (em alguns países, como no Brasil, as pessoas daltónicas não podem conduzir).

O ColorADD tem vindo a ser progressivamente aplicado em materiais escolares e didáticos, indicações de linhas de metro, catálogos de tintas, etiquetas de roupas, sistemas de triagem em hospitais e de rotulagem em produtos farmacêuticos, por exemplo. No âmbito deste projeto, Miguel Neiva criou também a ONG ColorADD Social, uma associação sem fins lucrativos criada para apoiar a implementação do código nas escolas e bibliotecas escolares. 

O alumnus da UMinho foi ainda o primeiro português a integrar a rede Ashoka, organização que identifica e apoia ideias socialmente inovadoras e que têm potencial para mudar o mundo.  Segundo a rede, que junta já mais de 2500 empreendores sociais a nível global, a ideia foi selecionada por "estar a transformar a comunicação visual através de um código simples, universal e inclusivo, que representa as cores. Através do ColorADD, Miguel está a construir um mundo no qual a inclusão social das pessoas daltónicas passa a ser a norma".

Saiba mais em: http://www.coloradd.net/