​​​​​​O Instituto de Educação da Universidade do Minho, através do Gabinete de Interação com a Sociedade (GIS-IE), oferece um conjunto diversificado de ações de formação, não conferentes de grau, destinadas a Educadores de Infância e a Professores dos Ensinos Básico e Secundário e acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Este Instituto procura, assim, incluir no seu programa de formação contínua cursos que abordem temáticas relevantes para o aprofundamento de formação e para a atualização de conhecimentos de educadores e professores de diferentes níveis de ensino e de diferentes áreas disciplinares. A NÓS Alumni UMinho entrevistou Luís Dourado, docente do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do IE (DEILDS) e membro do GIS-IEpara conhecer melhor esta valência do Instituto.

Há quantos anos tem vindo a UMinho, através do IE, a desenvolver este tipo de atividade?

A oferta de ações formação contínua destinadas a professores dos Ensinos Básico e Secundário sempre constituiu um objetivo da UMinho e das suas Unidades Orgânicas que integram a componente de Educação. São exemplos dessa oferta formativa as ações de formação contínua realizadas no início dos anos 90, no âmbito do programa FOCO, financiado pelo programa PRODEP. Mais recentemente, em 2007, o Departamento de Metodologias de Educação organizou um programa de ações formação contínua que incluía um conjunto de ações relacionadas com as valências científicas do mesmo. Com a formação do IE, este programa manteve-se no departamento que lhe sucedeu (Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão - DEILDS), alargou-se posteriormente a outros departamentos e, atualmente, organiza-se através do Gabinete de Interação com a Sociedade do IE, em articulação com os diversos Departamentos do instituto.

Que preocupações e orientações guiam a política desenvolvida pelo IE neste domínio e que cuidados são tidos na planificação dos cursos?

O IE promove ações de formação contínua por iniciativa própria ou em resposta a solicitações específicas de Escolas ou Agrupamentos de Escolas. Estas ações procuram, por um lado, partilhar e devolver à sociedade os resultados da atividade de investigação que é realizada no IE e, por outro, facultar resposta a necessidades de formação de professores expressas pelos próprios ou pelas respetivas escolas.

No quadro dos princípios definidos para a formação contínua de educadores e professores, expressos no Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, as ações propostas pelo IE visam contribuir para a promoção da qualidade da educação, através de uma ação transformadora das práticas educativas levadas a cabo nas escolas.

O IE procura, assim, incluir no seu programa de formação contínua cursos que abordem temáticas relevantes para o aprofundamento de formação e para a atualização de conhecimentos de educadores e professores de diferentes níveis de ensino e de diferentes áreas disciplinares.

 A realização deste tipo de ações possibilita o contacto com a realidade escolar, aspeto que é muito importante para a missão do IE, entre outros por permitir identificar prioridades de investigação e necessidades de reorientação da formação facultada tanto ao nível da formação inicial como ao nível da formação contínua.

Que domínios de formação são habitualmente abrangidos por estas ações?

Os domínios de formação abrangidos pelas ações de formação são os definidos na legislação da formação contínua de educadores e professores e, por sua vez, coincidentes com as áreas de conhecimento do IE.

Estas ações centram-se em temas que são objeto de investigação nas diversas áreas científicas que integram os departamentos e centros do IE, constituindo uma forma de disseminar o conhecimento aí produzido. Assim, têm sido oferecidas ações no domínio da formação educacional geral (por exemplo, administração educacional, avaliação educacional, tecnologia educativa, teoria curricular), da supervisão pedagógica e das didáticas específicas. Estas últimas são as que têm sido oferecidas em maior número e centram-se em diversas vertentes da didática das ciências, da história, das línguas e da matemática.

Este tipo de oferta formativa do IE traduz-se em três tipos de ações acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC): ações de formação continua, na modalidade de curso de formação, desenhadas especificamente para este efeito; ações de formação continua na modalidade de seminário, correspondentes congressos e seminários organizados pelo IE; cursos a distância, que correspondem a uma modalidade mais recente, e que foram desenhados para integrar a oferta formativa da UMinho, de cursos online.

IE3.jpgEdifício do IE, no campus de Gualtar, em Braga

Sendo o caso, que outras Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação da UMinho (UOEI​) colaboram nas formações oferecidas?

A oferta de formação conjunta com outras UOEI da UMinho ocorre sempre que se considera que essa colaboração entre o IE e outras UOEI é benéfica para a formação oferecida. Disso é exemplo a colaboração entre o IE e a Escola de Ciências da UMinho (ECUM), traduzida em diversas situações de organização conjunta de ações formação. Foi o caso do curso de verão “Matemática e Arte”, organizado em conjunto pelo IE e pela ECUM, e acreditado como ação de formação destinada a professores de Matemática; do Encontro sobre Contextualização do Ensino e Relevância da Aprendizagem das Ciências e da Geografia, organizado pelo IE, acreditado como ação de formação destinada a professores de Ciências e de Geografia, que contou com sessões de formação dinamizadas por diversos docentes da ECUM; e mais recentemente a participação de membros do IE como formadores no 26.º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, acreditado como ação de formação destinada a professores Física e Química, organizada pela ECUM e pela Sociedade Portuguesa de Física.

Possuem dados estatísticos ou outras informações interessantes sobre os últimos anos, tais como evolução de inscritos, proveniência geográfica dos formandos, áreas de mais interesse, número ​médio de professores abrangidos anualmente por estes cursos. etc.?

Os participantes nas ações de formação são maioritariamente professores das escolas da região de influência da UMinho, verificando-se, contudo, diversas situações de formandos originários de regiões mais afastadas como, por exemplo, Bragança.

Quando solicitado e sempre que se considera adequado, as ações de formação da UMinho têm sido realizadas fora da Universidade. Nesta situação não foram os formandos que se deslocaram à UMinho mas sim os formadores que se deslocaram às escolas dos formandos. Constituem exemplos destas situações as ações realizadas em Riba de Ave, na região de Coimbra (Condeixa a Nova), na região do Porto (Maia) e na região de Viana do Castelo (Lanheses).

Tivemos anos de grande procura, que exigiu a reedição consecutiva de alguns dos cursos de formação, mas a crise económica aliada ao congelamento da progressão na carreira provocou algum abrandamento dessa procura. O IE tem procurado manter e atualizar um programa de formação contínua, verificando-se recentemente a organização de oferta de cursos, também, para educadores de infância.

Que feedback dão os professores que frequentam os cursos, por exemplo, sobre a qualidade da formação, sobre a relevância das mesmas para a melhoria da prática educativa, etc.?

No final de cada ação de formação os professores respondem a um questionário de avaliação. A análise das respostas aos mesmos tem permitido obter um feedback muito positivo sobre o modo como as mesmas têm decorrido. De um modo geral, os professores têm valorizado a qualidade da formação facultada, estabelecendo comparação com outras instituições que nos são muito favoráveis. Destacam a qualidade e a atualidade dos conhecimentos e dos recursos disponibilizados, as metodologias de formação utilizadas, que favorecem a interação e a partilha de experiências e de conhecimentos, e o facto de serem criadas condições para que façam uma análise crítica das suas práticas, teoricamente sustentada, com vista, não só à identificação de aspetos que podem melhorar, mas também a formas de o concretizar. Surpreendente para alguns deles é o relacionamento fácil, mas exigente, que conseguem estabelecer com os formadores.

Os formandos expressaram, por vezes, a vontade de que a ação se prolongasse por mais tempo de modo a poderem consolidar mais os conhecimentos adquiridos. A motivação que alguns formandos desenvolveram durante a frequência de ações de formação contínua conduziu a que alguns deles decidissem, posteriormente, frequentar um curso de mestrado no IE.

Para além da formação contínua de professores, o IE oferecerá também em 2016/17 outros tipos de formação avançada ou especializada não conferente de grau?

Como referimos antes, são também incluídos no programa de formação os cursos a distância do IE integrados na oferta da UMinho de cursos online. Em 2016/17 será reeditado o Curso Supervisão Pedagógica e Desenvolvimento Profissional de Educadores e Professores, que foi um dos primeiros a funcionar na UMinho e cuja 2ª edição tem início previsto para janeiro. Iniciar-se-á, em data ainda a definir, o Curso Observar, Avaliar e Planificar na Educação de Infância: Desenvolvendo Competências de Ação, curso novo, especialmente motivado por interesse manifestado pelas Câmaras do Quadrilátero do Minho (Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães).

Apesar das exigências desta nova modalidade e formação e da falta de experiência da maior parte dos formandos com a mesma, as suas reações à primeira edição Curso de Supervisão Pedagógica e Desenvolvimento Profissional de Educadores e Professores foi bastante positiva, como demonstram as seguintes afirmações de dois deles:

O corpo docente foi extraordinário, o que reforça a minha opinião de universidade de excelência, porque para além de se preocupar com a qualidade da organização do curso, dos materiais disponibilizados e com a qualidade das aprendizagens, preocupa-se também com os seus alunos, com os seus problemas, integrando e ajudando a encontrar soluções. Foi uma experiência muito positiva, a repetir e a divulgar junto de outros. Se alguma coisa correu mal teve a ver a com a minha desorganização pessoal ao nível da gestão individual do tempo.​

Foi a primeira vez que frequentei uma formação à distância e a experiência foi muito positiva. Em relação aos formadores, foram eles que tornaram esta experiência muito gratificante. Senti-me envolvida nas aprendizagens, o que eu disse ou escrevi foi ouvido/lido com atenção e recebi retornos positivos. Mesmo quando o que fiz não estava bem, nunca me senti desmoralizada! O retorno que recebi era sempre de encorajamento.

 

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Ações de formação contínua não conferente de grau, previstas para o ano letivo de 2016/17:

Ensino experimental das ciências e desenvolvimento da autonomia do aluno: que materiais didáticos?
Formador: José Luís Coelho da Silva

Destinatários: Profs. dos Grupos 230 e 520
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25 ho ras – 1 crédito
Funcionamento: a partir de 05 novembro de 2016
Custo: 100 euros

Os materiais didáticos no ensino da matemática do 3º ciclo do ensino básico
Formadores: José António Fernandes e Floriano Viseu

Destinatários: Profs. do Grupo 500
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25 horas - 1 crédito
Funcionamento: a partir de novembro de 2016
Custo: 100 euros

Áreas curriculares em diálogo na educação de infância: língua e matemática
Formadores: Mª Cristina Parente, Íris Pereira, Sara Reis e Ema Mamede

Destinatários: Profs. do Grupo 500
Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 25 horas (25h presenciais)
Funcionamento: em data a definir
Custo: 100 euros

Áreas curriculares em diálogo na educação de infância: conhecimento(s) do mundo
Formadores: Mª Fátima Vieira, Mª Glória Solé, Paulo Varela e Zélia Caçador Anastácio

Destinatários: Profs. do Grupo 500
Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 25 horas (25h presenciais)
Funcionamento: a partir de novembro de 2016
Custo: 100 euros

Educação para a saúde na escola
Formador: José Precioso

Destinatários: Profs. dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25 horas – 1 crédito - aguarda acreditação
Funcionamento: a partir de maio de 2017
Custo: 100 euros                                                                 


Educação para a saúde na escola na prevenção do tabagismo
Formador: José Precioso

Destinatários: Profs. dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25 horas – 1 crédito
Funcionamento: a partir de março de 2017
Custo: 100 euros

Educação para a sexualidade saudável na infância: Módulo I
Formadora: Zélia Caçador Anastácio

Destinatários: Educadores de Infância e Profs. do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Modalidade: Módulos de Formação
Duração: 20 horas – 0,8 créditos
Funcionamento: a partir de outubro de 2016
Custo: 80 euros

Educação para a sexualidade saudável na infância: Módulo II
Formadora: Zélia Caçador Anastácio

Destinatários: Educadores de Infância e Profs. do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Modalidade: Módulos de Formação
Duração: 20 horas – 0,8 créditos
Funcionamento: a partir de outubro de 2016
Custo: 80 euros

Competências de educação para a sexualidade em meio escolar e meio institucional
Formadora: Zélia Caçador Anastácio

Destinatários: Educadores de Infância e Profs. dos 1.º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário
Modalidade: Círculo de Estudos
Duração: 150 horas – 6 créditos
Funcionamento: a partir de outubro de 2016
Custo: 150 euros

Interações património-museus-escola em ciências sociais e ciências físicas e naturais
Formadores: Mª Glória Solé e Ana Sofia Afonso

Destinatários: Profs. dos Grupos 100, 110, 200, 230, 400, 420, 510 e 520
Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 25 horas (25h presenciais) - 2 créditos
Funcionamento: a partir de 15 janeiro  de 2017
Custo: 100 euros

Planificação de experiências de aprendizagem para o desenvolvimento da compreensão temporal e histórica nas crianças
Formadora: Mª Glória Solé

Destinatários: Profs. dos Grupos 100 e 110
Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 50 horas (25h presenciais) – 2 créditos
​Funcionamento: a partir de novembro de 2016
Custo:100 euros

Construção e avaliação do projeto educativo de escola
Formadores: Fernando Guimarães e José Carlos Morgado

Destinatários: Profs. do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 50 horas (25h presenciais) – 2 créditos
Funcionamento: a partir de junho de 2015
Custo: 100 euros

Avaliação Externa de Escola
Formadores: José Augusto Pacheco; José Carlos Morgado e Joana Sousa

Destinatários: Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário
Modalidades: Oficina de Formação
Duração: 50horas (25 das quais em regime presencial)
Nº de créditos: em acreditação
Funcionamento: Pós Laboral (Janeiro de 2015)
Custo: 100 euros 

 

Contactos:

Gabinete de Interação com a Sociedade

Instituto de Educação, Campus de Gualtar

E-mail: gis-ie@ie.uminho.pt

Telefone: 253 601 262 

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