O Encontro Caixa Alumni, terceiro encontro de antigos estudantes da Universidade do Minho, decorreu no passado dia 17 de setembro, no histórico Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães. A Universidade desafiou todos os antigos estudantes a estarem presentes em mais um momento privilegiado de convívio de antigos colegas e amigos, e de aproximação da comunidade UMinho. Terminado o evento, a intenção é voltar no próximo ano.

Depois de, no ano passado, se terem reunido no Mosteiro de Tibães, em Braga, cerca de 600 antigos estudantes, o Encontro de 2016 contou com cerca de 700 participantes e um programa que teve um dos seus mais altos momentos durante o concerto de Miguel Araújo , considerado um dos grandes nomes da música portuguesa, que colocou uma plateia cheia a rir e a cantar.

O evento teve início pelas 18h30, com um cocktail de boas-vindas servido nas galerias e espaço exterior do Paço, ao som da banda Fado in Bossa, projeto de Ana Gomes, antiga estudante do Instituto de Educação. Este espaço contou ainda com um conjunto de ilhas de degustação de produtos desenvolvidos por alguns alumni, bem como um showcooking da chef Lígia Santos, 1ª Masterchef de Portugal e também ex-aluna da Escola de Engenharia. Paralelamente, todos os interessados puderam também realizar visitas guiadas aos espaços museológicos do Paço dos Duques de Bragança, onde esteve patente a exposição “No limite da consciência”, de André Lima Araújo, ilustrador e alumnus da Escola de Arquitetura.

O jantar volante foi servido nos jardins do Paço. Seguiu-se a atuação do cantor Miguel Araújo, no pátio central, antecedido por um mini-concerto de Valter Lobo  que frequentou a Escola de Direito da UMinho. O advogado e músico apresentou alguns temas do seu primeiro álbum "Mediterrâneo", a ser editado no final deste mês. A noite terminou animada pelo DJ Simão Soares.

Sob o mote "História com Futuro" que transmite a ideia de legado e conhecimento, mas que, ao mesmo tempo, invoca vanguarda e evolução, o Encontro Caixa Alumni foi promovido no âmbito do projeto Alumni UMinho. As iniciativas deste projeto têm procurado proporcionar a interação entre os antigos estudantes e acompanhar de perto os seus percursos, favorecendo o ajustamento entre a oferta formativa e as expetativas da sociedade, reforçando e recriando a ligação socioprofissional dos diplomados à sua Universidade, bem como às suas antigas redes académica.

Ver galeria de fotografias do evento, aqui​